Cotidiano

Voos internacionais começam em julho

Companhia Insel Air fará voo destino à capital da República da Guiana, Georgetown

Os voos regulares e extras, aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operação em Roraima, alguns já a partir do próximo mês de julho, devem favorecer a atividade turística no Estado.  Com o horário de transporte já definido, o primeiro a começar operar no Estado, conforme o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto, será o voo regular internacional da companhia Insel Air, com destino à capital da República da Guiana, Georgetown, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A data prevista para o início das atividades é o dia 4 de julho. O horário de partida é 2h10 da madrugada, com previsão de chegada às 4h40. O preço provável da tarifa para o trajeto Boa Vista – Georgetown é de 80 dólares.

Segundo Peixoto, os passageiros com interesse em visitar outros países americanos e dos demais continentes poderão seguir de Georgetown, em voo da Insel Air até o aeroporto da ilha caribenha de Curaçao, nas Antilhas, centro de conexão internacional.

Os voos domésticos, extras e regulares também começam a funcionar nos próximos meses. A Azul vai operar com voo regular para Manaus, segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de 1º de agosto. O horário da partida será às 17h15, com chegada às 17h40.

Essa empresa terá também voos extras para a capital do Estado vizinho aos sábados, com previsão de início em 27 de agosto. Os horários de partida e de chegada desses voos são, respectivamente, 13h45 e 14h15.

A Latam Airlines (antiga TAM) terá dois voos regulares para Manaus (AM) a partir de 1º de setembro. O trajeto será feito às quartas e sextas-feiras. O primeiro voo terá saída às 12h40 e chegada às 13h30; o segundo sairá às 14h20, com previsão de chegada às 14h55.

Passará a operar também nesse trajeto Boa Vista–Manaus, com voos regulares, a partir de 21 de julho, a empresa regional PAM. Os voos estarão disponíveis as segundas e quintas-feiras, com horários de partida e de chegada, respectivamente, previstos para 9h36 e 10h06. Haverá também a opção de voo à noite, com horário de saída às 19h31 e de chegada às 20h.

As tratativas com as empresas envolveram, além do Detur, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Segundo Ricardo Peixoto, está em estudo, a pedido das companhias aéreas, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que operam na região amazônica, com atuação em Roraima.