Cotidiano

Voluntários vão a RR levar atendimento a refugiados venezuelanos

Mobilização será durante a páscoa e contará com atendimento médico e assistência social

Mais de 60 voluntários de várias cidades do Brasil estarão em Roraima, de 29 de março a 01 de abril, em uma ação inédita para ajudar imigrantes venezuelanos que atravessam diariamente a fronteira em busca de uma chance.  

A caravana é realizada em parceria pelo Projeto Canudos e a ONG Fraternidade sem Fronteiras. Os voluntários vão oferecer atendimento médico, alimentação, itens básicos de higiene e dar início a uma ação para criar oportunidades de emprego para trabalhadores venezuelanos.

Iniciativa faz parte do projeto Brasil, um coração que acolhe, do Movimento de Fraternidade sem Fronteiras, que já mantém um centro de acolhimento para venezuelanos, em Boa Vista.

A ação “Trabalhar para Recomeçar” vai criar pontes entre quem precisa de emprego e quem pode ofertar uma vaga de trabalho. Também vai mobilizar quem pode apoiar com transporte, moradia temporária, mobília, e outras necessidades do trabalhador e sua família. Um voluntário da FSF será o “tutor fraterno” da nova relação de trabalho, incentivando o zelo pelo cumprimento do compromisso assumido pelo trabalhador e pelo empregador.

O caminho para ajudar será pelo site da ONG, fraternidadesemfronteiras.org.br. Ao acessar a página, é só clicar o botão “quero ajudar – Brasil, um coração que acolhe” e informar se pode oferecer emprego, apoio ou ser um tutor fraterno. Os dados serão analisados por voluntários da FSF que farão a conexão entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar.

Currículo dos trabalhadores venezuelanos também ficará disponível para visualização no site da FSF. O cadastro profissional será feito por meio de um aplicativo que leva os dados automaticamente para o site. O trabalho começa durante a caravana, na Páscoa, e segue de forma continuada.

Assistência e atendimento médico – As ações de saúde contarão com profissionais da medicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem, biomedicina e farmácia. O trabalho está sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais – Projeto Canudos.

Ações sociais serão desenvolvidas pelos voluntários da Fraternidade sem Fronteiras. Semanas antes da caravana, voluntários do movimento realizaram uma campanha de arrecadação de donativos e até o domingo, 1° de abril, deve chegar a Boa Vista um caminhão com 25 toneladas de alimentos e produtos de higiene.

Primeira caravana a Roraima é também a primeira da FSF no Brasil – a Organização realiza com frequência caravanas de voluntários à África Subssaariana, especialmente às aldeias de Mocambique e ao sul da ilha de Madagascar, onde hoje acolhe mais de 12 mil crianças africanas, graças a ajuda de padrinhos e apoiadores da causa.

A FSF mantém projetos humanitários na África e no Brasil e semeia a ideia de que se cada um ajudar um pouquinho, todos farão um mundo bem melhor.