Geral

Vivaz goleia Constelação e é campeão da Taça Roraima de Futsal sub-17

Em três jogos, o Vivaz conseguiu reverter a vantagem do até então favorito Constelação.

Em três jogos, o Vivaz conseguiu reverter a vantagem do até então favorito Constelação. O time das estrelas iniciou a decisão com moral de quem teve a melhor campanha da primeira da Taça Roraima de Futsal Sub-17 e, com isso, 1 ponto de bonificação. A equipe do técnico Olano Matos só precisava de uma vitória e um empate, para ficar com o título.

Mas logo no primeiro jogo, o Constelação viu que a tarefa não seria fácil. O empate mostrou que o Vivaz era um adversário à altura. A derrota na segunda partida, ligou o sinal vermelho. Agora a vantagem para a terceira e decisiva partida de ontem, passava a ser do Vivaz.

Talvez por isso, o Constelação tenha partido para cima do adversário desde logo no início. A pressão resultou em gol. Mas com falhas sucessivas no sistema defensivo, a equipe viu o Vivaz virar para 2 a 1, ainda no primeiro tempo.

Mesmo com muita vontade, as ações ofensivas do Constelação acabaram minadas pelo goleiro João, do Vivaz, que em noite inspirada, esfriou o ímpeto do adversário. Cometendo muitos erros, principalmente na recomposição defensiva e criação, o Constelação viu um a um, os gols que deram ao Vivaz, o título da competição. No final, um 7 a 1 que deixou até o mais otimista torcedor alviazulino, sem acreditar. De quebra, o Vivaz ainda teve o melhor goleiro da competição (João Gabriel) e o artilheiro (Guilherme). Festa completa, para a torcida, que fez barulho durante toda a decisão.

O JOGO – A partida começou equilibrada com as duas equipes se estudando e buscando o ataque. Mas logo aos 3 minutos o fixo Éder, do Constelação, comprovou as previsões do técnico Olano Matos. Com muita habilidade ele se livrou da marcação e chutou do meio da rua, no canto esquerdo do goleiro João Gabriel do Vivaz, marcando um golaço e botando o Constelação na frente.

O Vivaz não sentiu o golpe, continuou partindo para cima do Constelação. Um minuto depois, o camisa 9, Gabriel, deixou tudo igual no placar, após se livrar do marcador e contar com um desvio que enganou o goleiro do Constelação.

Quase na metade da primeira etapa após tiro de canto cobrado por Pablo, Guilherme pegou de primeira e mandou para o fundo da rede, vencendo o goleiro João Victor. A partir daí foi só pressão do Constelação até o final da primeira etapa. Hora do goleiro aparecer bem. E quem apareceu, foi o goleiro do Vivaz, que salvou a equipe em pelo menos cinco oportunidades claras de gol do time das estrelas.

Precisando correr atrás do prejuízo o Constelação partiu com tudo no início da segunda etapa para cima do Vivaz. Mas o time sofreu um duro golpe, com menos de um minuto: num rápido contra-ataque do Vivaz, Gabriel deixou Jhonatan na cara do gol e ele ampliou. 3 a 1.

O Constelação continuou pressionando, mas numa bobeada na saída com o camisa 12, Felipe Sanches, Gabriel roubou a bola e de frente pro goleiro, tocou para Jhonatan na direita, que sozinho, marcou mais um. A diferença no placar evidenciou o nervosismo da equipe do Constelação, que em nova bobeada, menos de um minuto depois, viu Gabriel, marcar o quinto gol do Vivaz na partida.

Quase na metade da segunda etapa novamente ele, Jhonatan, do Vivaz, quase fez um gol de placa: pelo lado direito ele deixou dois adversários na saudade, com dribles desconcertantes, invadiu a área, dando uma cavadinha e tirando do goleiro. Mas o jogador do Constelação tirou em cima da linha salvando a equipe.

Mas menos de um minuto depois, não teve jeito. O Deuir, do Vivaz, foi lançado na esquerda e bateu na saída do goleiro do Constelação, 6 a 1. O fixo Eder, teve a oportunidade de diminuir em tiro livre direto para o Constelação, após a quinta falta coletiva do Vivaz. Mas o chute certeiro no canto parou na boa defesa do goleiro João Gabriel.

E ainda teve tempo pra mais um. Aos 14 minutos, Gustavo, do Vivaz, fez bem o pivô e deixou Deuir livre na direita, para bater e marcar na saída do goleiro, pondo números finais ao duelo: 7 a 1 e título de campeão, para os garotos do Vivaz.

O técnico do Constelação, Olano Matos, disse que esse foi o pior jogo da equipe em toda a competição. “Por incrível que pareça, jogamos nosso pior jogo no campeonato. Muita fragilidade no nosso sistema defensivo. Éramos até então, a melhor defesa e jogamos muito abaixo. O resultado não poderia ser outro, que não a derrota. A equipe do Vivaz está de parabéns. Nós erramos na hora em que não podíamos errar e por isso perdemos o campeonato”, disse.

Do outro lado, o técnico Osmar Júnior, que não pôde comandar a equipe por ter sido expulso na segunda partida da final, elogiou a postura da equipe. “A gente fez uma partida muito competitiva, aproveitando bem as oportunidades. Tivemos uma evolução muito grande no sistema defensivo, mudamos o sistema de jogo, apostando em marcar recuado e saindo nos contra-ataques e acabou dando certo”.

Um dos destaques da final, o ala direito do Vivaz, Jhonatan, agradeceu aos companheiros, pelo que ele definiu como uma partida quase perfeita. “Graças a Deus conseguimos esse título. Com a ajuda do professor Osmar, que sempre nos deu muita força e incentivo”, disse, antes de sair para comemorar com os companheiros.