FALTA DE FARMACÊUTICOS
Vigilância Sanitária interdita cinco farmácias em BV
Gostei (28) Não gostei (3)
A fiscalização foi solicitada pelo Conselho de Farmácia e os locais interditados tiveram prazo para se adequar a legislação
Por Folha Web
Em 25/01/2018 às 10:12
Os fiscais durante interdição das farmácias fiscalizadas (Foto: divulgação)

A Vigilância Sanitária interditou cinco farmácias em Boa Vista, por falta de profissional farmacêutico.

A operação ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Farmácia que fez o pedido de fiscalização após constatar que os estabelecimentos não atendiam a legislação.

"Se não tem o profissional, o estabelecimento não pode funcionar, conforme a lei federal” disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR), Adônis Motta.

O presidente explicou que na farmácia, o paciente precisa ser orientado sobre o uso do medicamento. "Ele necessita de instruções para fazer o tratamento de maneira correta. O farmacêutico estuda para isso e precisa ser reconhecido”.

Segundo Adônis Motta, os estabelecimentos não atendiam aos procedimentos necessários ao pleno funcionamento.

“Toda farmácia precisa de um responsável técnico que é o farmacêutico” informou, esclarecendo que o Conselho investe na capacitação desses profissionais.

“A função do conselho é fiscalizar o exercício profissional, pois é uma segurança da população contar com profissional farmacêutico. O Conselho Regional de Farmácia vem capacitando os farmacêuticos do Estado e temos um trabalho de cinco anos de capacitação. Queremos que Roraima seja exemplo para o cenário nacional” concluiu Motta.

Após as farmácias serem interditadas, os proprietários terão um prazo para fazer as adequações.

lili disse: Em 25/01/2018 às 14:38:58

"esse donos de farmácia querem pagar uma miseria de salario"

Saúde Caburai disse: Em 25/01/2018 às 13:52:49

"Ainda bem que não foram na farmácia no shopping...pois além de não ter Farmacêutico não tem certidão do conselho de farmácia..ufa"

andremazza disse: Em 26/01/2018 às 09:47:52

"As lojas presentes nos shoppings da cidade de Boa Vista pertencem ao grupo Megafarma e todas cumprem rigorosamente com a legislação vigente, portanto, a sua afirmação é inverídica."

andremazza disse: Em 26/01/2018 às 10:41:35

"As drogarias presentes em ambos os shoppings de Boa Vista/RR são do grupo Megafarma e cumprem rigorosamente com a legislação vigente, portanto, seu comentário não condiz com a verdade."