Cotidiano

Vigilância Sanitária interdita cinco farmácias em BV

A fiscalização foi solicitada pelo Conselho de Farmácia e os locais interditados tiveram prazo para se adequar a legislação

A Vigilância Sanitária interditou cinco farmácias em Boa Vista, por falta de profissional farmacêutico.

A operação ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Farmácia que fez o pedido de fiscalização após constatar que os estabelecimentos não atendiam a legislação.

“Se não tem o profissional, o estabelecimento não pode funcionar, conforme a lei federal” disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR), Adônis Motta.

O presidente explicou que na farmácia, o paciente precisa ser orientado sobre o uso do medicamento. “Ele necessita de instruções para fazer o tratamento de maneira correta. O farmacêutico estuda para isso e precisa ser reconhecido”.

Segundo Adônis Motta, os estabelecimentos não atendiam aos procedimentos necessários ao pleno funcionamento.

“Toda farmácia precisa de um responsável técnico que é o farmacêutico” informou, esclarecendo que o Conselho investe na capacitação desses profissionais.

“A função do conselho é fiscalizar o exercício profissional, pois é uma segurança da população contar com profissional farmacêutico. O Conselho Regional de Farmácia vem capacitando os farmacêuticos do Estado e temos um trabalho de cinco anos de capacitação. Queremos que Roraima seja exemplo para o cenário nacional” concluiu Motta.

Após as farmácias serem interditadas, os proprietários terão um prazo para fazer as adequações.