Cotidiano

Vídeo sobre invasão na fronteira de Pacaraima é falso

Polícia Federal afirma que imagens não foram filmadas no fronteira entre Brasil/Venezuela

Um vídeo que está circulando nas redes sociais e grupos de mensagens nos últimos dias vêm causando dúvidas e apreensão nos roraimenses. O conteúdo seria de uma suposta entrada em massa de imigrantes na fronteira entre Brasil/Venezuela, localizada no município de Pacaraima.  A equipe de reportagem da FolhaWeb  entrou em contato com a Polícia Federal para esclarecer os fatos.

De acordo com assessoria da Polícia Federal em Roraima, o vídeo divulgado não foi filmado na fronteira brasileira no município de Pacaraima.

FACT-CHECKING – Ampliando as iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas “fake news” -, a Folha de Boa Vista
aderiu à campanha de apoio aos princípios do jornalismo de credibilidade.

Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental checar as informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa. Esse processo, que é executado por equipes de jornalismo no mundo inteiro, é chamado de Fact-checking.

Realizando o fact-checking, A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo como O Globo, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post”, os franceses “Le Monde” e “L’Express”, e dos maiores representantes da área de tecnologia, como Google e Facebook, que também vêm desenvolvendo iniciativas relevantes para o combate à desinformação e o Fake News.

Veja o Vídeo:

#Oqueosolhosnãoveemagenteinvestiga.

#conferenafolha