Cotidiano

Vídeo mostra acompanhante fazendo limpeza em maternidade

Os acompanhantes e pacientes que estão internados no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré reclamam da falta de higiene hospitalar na unidade

Os acompanhantes e pacientes que estão internados no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, localizado no bairro São Francisco, reclamam da falta de higiene hospitalar na unidade. Conforme a denúncia, a situação do local é precária e muitas pessoas estão com medo de contrair alguma doença por causa da falta de higiene.

Alguns usuários usaram a internet para publicar textos em que relatam os transtornos que têm passado. Um vídeo foi divulgado nas redes sociais mostrando um acompanhante varrendo um dos quartos. Segundo os denunciantes, falta limpeza principalmente nos banheiros.

O local não é limpo adequadamente desde a última sexta-feira (13), quando os funcionários da empresa terceirizada UCS, responsável pela limpeza no local, paralisaram suas atividades por tempo indeterminado, cobrando o pagamento de salários e denunciando que estão há quatro meses sem receber.

De acordo com os terceirizados nenhuma previsão é dada pela empresa sobre quando o pagamento será normalizado. Enquanto isso, ele sofrem para cumprir com suas obrigações e até mesmo continuar trabalhando por falta de dinheiro para o deslocamento de suas casas até a maternidade.

 Outro lado –A Secretaria Estadual de Saúde voltou a afirmar que “está fazendo o possível para regularizar os repasses junto às empresas terceirizadas sem comprometer outros serviços”. Reafirmou também que 30% do efetivo foi mantido para garantir os serviços considerados essenciais. “A limpeza é concentrada nos locais mais críticos como centro cirúrgico, trauma, setor de esterilização e pronto atendimento. Outros serviços são remanejados para garantir que a população não seja afetada até que a questão seja solucionada”, explicou me nota.

Confira o vídeo