Cultura

Vídeo documentário registra manobras de skatistas em Boa Vista

Manobras radicais feitas por skatistas de Roraima são destaque em um vídeo independente gravado e editado pelo videomaker Zezé Luiz, de Belo Horizonte. A produção feita pela empresa Olho de Peixe Brasil, mídia voltada especificamente ao Skate, mostra a rotina dos atletas de Roraima que fazem do skate um estilo de vida.

De acordo com Davi Vargas, skatista há mais de dez anos, a iniciativa surgiu a convite dos próprios adeptos do esporte. “Eu soube que havia uma equipe em Manaus realizando um projeto e o Zezé estava participando do mesmo, então fui pessoalmente ver a possibilidade da vinda do mesmo para fazer uma matéria sobre a cena do skate do nosso estado englobando as maravilhas e algumas informações sobre nossa cidade”, contou.

Segundo ele, as imagens foram feitas durante a terceira etapa do circuito Tom Souza de Skate, evento que leva o nome de um dos skatistas mais ativos na cena e em eventos culturais, que faleceu em um acidente de trânsito em 2016. A produção durou cerca de uma semana “Então deu muito certo, conseguimos mostrar a cena local, passar algumas informações sobre a cidade e melhor ainda, eternizar a imagem do Tom através desse trabalho”, disse.

Davi começou a andar de skate aos 13 anos, com o passar do tempo o que era apenas um hobby começou a ser levado mais a sério. “São quase 15 anos dedicados ao skate, comecei a andar através de amigos participando de eventos, logo após tive a oportunidade de trabalhar diretamente com o skate, abrindo uma loja, que deu suporte por um bom tempo na cena local”, contou.

O skatista que também é empresário disse que chegou a fazer pequenas reformas nas pistas de skate da capital. Hoje ele possui uma loja virtual voltada para o segmento. Ele coordena o principal circuito de Skate de Roraima. “Cheguei a ficar distante do skate durante três anos. No final de 2016 tive a oportunidade de recomeçar meu trabalho, reabrir a loja no formato on-line. Logo após a morte do Tom Souza, tivemos a ideia de fazer um circuito de skate no estado, algo que nunca houve em Roraima, conseguimos realizar três etapas do mesmo, além da oportunidade de mostrar a cena e um pouco do nosso município para Brasil e o mundo através do vídeo do Olho de Peixe”, completou. A Olho de Peixe está no Instagram, YouTube, Vimeo e Facebook. O vídeo na íntegra pode ser assistido pelo canal oficial.