Cotidiano

Vício em videogame é incluído em classificação internacional de doenças

Publicado ontem, 18, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o documento ainda precisa passar por aprovação na Assembleia Mundial de Saúde, prevista para maio de 2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o vício em videogame na nova Classificação Internacional de Doenças (CID), uma lista que cita as doenças e transtornos públicos que podem causar morte ou incapacitação de pessoas. O diagnóstico do órgão considerou, por exemplo, a falta de controle e a prioridade dos jogos na vida da pessoa.

Publicado ontem, 18, o documento ainda precisa passar por aprovação. A apresentação da nova CID deve ocorrem em maio de 2019, durante a realização da Assembleia Mundial de Saúde. Se aceita, a mudança deverá entrar em vigor a partir de janeiro de 2022.

A relação de doenças listadas na CID reúne mais de 55 mil códigos. Para o diagnóstico do vício em videogame, a OMS diz que é necessário haver um comportamento extremo com consequências sobre as “atividades pessoais, familiares, sociais, educativas ou profissionais” e, “em princípio, manifestar-se claramente sobre um período de pelo menos 12 meses”.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.