Política

Vereadores aprovam lei para proibir uso de jalecos fora das unidades de saúde

De acordo com o projeto de lei, quem descumprir a norma será multado

Os vereadores de Boa Vista aprovaram nesta quarta-feira (18), em segundo turno, o projeto de lei que pretende proibir o uso de equipamentos de saúde, como jalecos, aventais, estetoscópios, tocas e similares, fora dos hospitais, postos de saúde clínicas médicas.

Quem descumprir a norma, será multado. O prazo para pagamento da multa, bem como as formas de autuação e toda regulamentaçao da lei, serão agora de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista.

Para o autor do projeto vereador Manoel Neves (PRB), a intenção é evitar a transmissão de bactérias que se acumulam nos uniformes e equipamentos e possuem têm alta resistência e se proliferam rapidamente.

“Estudos comprovam que bactérias podem se alojar por até dois meses nas roupas, sendo uma delas a ‘Acinetobacter baumannii’, que pode levar à infecção generalizada”, explica o vereador.

Agora o projeto aprovado será encaminhado para a sanção da prefeita Teresa Surita (MDB). Antes de ir ao plenário, o projeto foi aprovado nas comissões de Legislação, de Saúde e de Economia da Câmara.

Com informações da CMBV