Política

Vereador denuncia abandono de trator pela Prefeitura

O prefeito de Normandia, Gute Brasil, alegou que o problema ocorre por conta de uma peça quebrada no sistema de tração

O único trator utilizado pelos agricultores familiares de Normandia, na região leste de Roraima, teria sido abandonado pela Prefeitura em meio a um matagal em frente ao Parque de Exposições do município. O maquinário vinha sendo aproveitado para fazer o arado da terra em pequenas produções na localidade, que é conhecida por ser uma das maiores produtoras de melancia do Estado.

A denúncia sobre o abandono do veículo foi feita à Folha pelo vereador do município, Janderson da Costa. Segundo ele, o trator teria sido deslocado pela Prefeitura para fazer um serviço no Parque de Exposições em abril, quando ocorreu o Festival da Melancia de Normandia. “Faz mais de dois meses que está ali parado, ao relento pegando sol e chuva”, afirmou.

Conforme o vereador, o prefeito do município, Gute Brasil (PDT), teria sido questionado sobre a situação, mas nenhuma providência foi tomada. “O prefeito não toma nenhuma atitude. Já que não conserta poderia ao menos recolher para uma garagem para evitar que o trator, que é novo, se deteriorasse pelo tempo”, disse.

O trator atende aos pequenos agricultores, principalmente os que ficam em comunidades indígenas. No ano passado mais de 200 produtores familiares foram beneficiados com a utilização do maquinário. Sem ter o trator da Prefeitura à disposição para fazer o arado das terras, os pequenos produtores da agricultura familiar estão sendo obrigados a alugar o maquinário, que custa aproximadamente R$ 150,00 a hora. “Os produtores se por ventura quiserem arar suas terras para poder plantar seu feijão, milho ou a própria melancia têm que pagar”, reclamou o vereador.

Para Costa, não há nenhuma justificativa para que o trator fosse abandonado no Parque. “É um trator que vende aqui há dois ou três anos e não me convence a justificativa do prefeito de que não há peça para consertar aqui. Nós estamos cobrando o prefeito, mas as providências que ele toma é tapando o sol com a peneira”, frisou.

OUTRO LADO – À Folha, o prefeito de Normandia, Gute Brasil, confirmou que o trator está parado no Parque de Exposições do município, mas alegou que o problema ocorre por conta de uma peça quebrada no sistema de tração. “Está lá porque quebrou uma peça que não tem aqui, apenas em São Paulo, e não dá para remover ele de lá porque vai forçar todo o sistema de tração dele. Providenciamos a compra da peça, mas tem todo um processo administrativo. Não tem nada abandonado”, afirmou.

Ele reconheceu que poderia ter colocado uma cobertura para proteger o veículo do sol e da chuva, mas afirmou que isso não prejudica o veículo. “Não prejudica o trator, mas da forma que colocam parece que abandonamos como se eu fosse irresponsável. Estava fazendo um serviço e quebrou peça do sistema de tração. Se formos arrastar vai danificar ainda mais”, justificou.

O prefeito informou que a previsão para que o trator volte a funcionar e esteja à disposição dos pequenos produtores é de uma semana. “Mandei comprar e vamos arrumar para semana que vem estar pronto”, pontuou. (L.G.C)