Cotidiano

Venezuelanos não têm acesso a banheiros e à água potável

Vereador Pastor Jorge solicitou a instalação de banheiros químicos e reservatórios de água potável

Há dias, quem passa pela Praça Simón Bolívar, situada no bairro Treze de Setembro, na zona oeste, se depara com um número crescente de imigrantes venezuelanos. À noite, quando a maioria volta das ruas, a impressão é que o número triplica. Mesmo sem as mínimas condições de sobrevivência, mais de 700 imigrantes estão vivendo no local em um acampamento improvisado.

O venezuelano Ramón Leal é um desses. Junto à mulher e ao filho de seis meses, ele veio para Boa Vista para tentar um novo começo. Contudo, há quase uma semana na capital, ele ainda espera por atendimento na Polícia Federal (PF). Ainda desempregado, Leal contou que, às vezes, para dar água e comida ao filho é preciso contar com a ajuda da população que visita o local.

Banheiro e água potável. Essa foi a proposta que o vereador Pastor Jorge teve ao conhecer a realidade dos imigrantes que moram na Praça Simón Bolívar. “Pra tomar um banho ou usar um banheiro, que é algo básico da nossa higiene, alguns precisam pagar, às vezes. Não estou falando como político, e sim como pastor, como um ser humano, porque é isso que eles são e, por isso, merecem nossa ajuda”, relatou.

Na manhã de ontem, 16, o vereador entregou um ofício na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, solicitando a instalação de banheiros químicos na praça, e na Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), a fim de que sejam disponibilizados reservatórios de água potável.

Questionado sobre a possibilidade de o local atrair mais imigrantes, tendo em vista a instalação dos banheiros e dos reservatórios de água, ele explicou que é necessário agir, independente do que o futuro possa trazer. “São quase 800 pessoas e crianças vivendo nessa situação de vulnerabilidade. Às vezes sem água para beber, tendo que se virar. Os órgãos que podem, devem fazer algo”, finalizou.

MUNICÍPIO – A Prefeitura de Boa Vista confirmou ter recebido o ofício, mas informou que aguarda a estruturação das ações junto ao Governo Federal e Estadual para que possa dar uma posição definitiva.

GOVERNO – O ofício do vereador também foi recebido pela Codesaima, que informou já estar providenciando a instalação do reservatório de água na Praça Simón Bolívar. Para a próxima semana, está prevista uma reunião para definir qual a melhor forma de atender o público. (A.G.G)