Cotidiano

Venezuelanos invadem Pacaraima em busca de comida

Comércio de Pacaraima se adapta para atender demanda repentina

Para não passar fome, venezuelanos tem lotado o comércio do município de Pacaraima, norte de Roraima.

Conforme relatos colhidos pela equipe, os moradores da de várias cidades da Venezuela atravessam a fronteira com o Brasil, e pagam mais caro, devido a troca de câmbio, para comprar comida, artigo em escassez no país vizinho por conta da crise.

O fenômeno tem assustado tanto quem vai à cidade a passeio, quanto quem mora no local. Nas ruas, foram montados comércios de emergência e, além disso, os comerciantes mais antigos tiveram que se adaptar para atender a demanda e não perder vendas.

Para FolhaWeb, José França da Silva, 68, morador do município, explicou que diante da situação, as lojas especializadas em roupas, por exemplo, deixaram de vender seus produtos para comercializar alimentos. “ O que a gente escuta é que não tem mais comida na Venezuela e que eles preferem vir para o Brasil do que morrer de fome”, ressaltou.

Silva afirmou que a demanda foi ocorrendo conforme o agravamento da crise na Venezuela. “Desde que o País começou a ficar sem alimentos, como o leite, alguns já encontravam uma saída no nosso comércio. Mas agora não tem mais quase nada lá e quem pode, tenta vir para o Brasil. É triste porque nós que costumávamos ir lá atrás de produtos mais baratos”, frisou.

Em contato com Receita Federal a Folhaweb questionou sobre a fiscalização desse comércio e sobre a legalidade da saída de alimentos do Brasil, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.