Cotidiano

Venezuelanos aquecem venda de pneus

Lojistas fazem pedidos extras para atender à crescente demanda e quem vai comprar já reparou que os preços começaram a subir

Aumentou em 20% a venda de pneus em Boa Vista. A crise na Venezuela é apontada como principal fator para as boas vendas na Capital. Lojistas fazem pedidos extras para atender à clientela. E quem vai comprar pneu já reparou que os preços começaram a subir por causa do crescimento da demanda.

O gerente de vendas João de Barros Silvano, que trabalha em uma loja na avenida Venezuela, no bairro Liberdade, zona Oeste, confirmou que as vendas ficaram aquecidas neste período porque falta pneu na Venezuela, país que atravessa um forte crise econômica. “A crise no país vizinho também atingiu este setor da indústria. Então, como o produto falta lá, os venezuelanos estão vindo comprar aqui. Nossos preços continuam estáveis, apesar da crescente demanda”, frisou.

Segundo o gerente, a loja vende atualmente de 550 a 620 pneus por mês, e boa parte dessa venda é feita por clientes venezuelanos. Dependendo da marca e do aro do pneu, o preço varia nas lojas da Capital. O pneu aro 13, por exemplo, é encontrado a R$ 160,00, mas tem loja que vende o mesmo produto por R$ 115,00.

O supervisor de serviços Gidel Vasconcelos, que trabalha em uma loja de pneus na avenida Mário Homem de Melo, no bairro Mecejana, zona Oeste, também informou que os venezuelanos aquecem a venda do produto na cidade. Ele também atribui a alta demanda à crise naquele país. “Dispomos de vários modelos e preços diferenciados. Trabalhamos com produto de primeira qualidade. A procura está mais acessível e vem aumentado. Vendemos, neste período, uma média mensal de 140 pneus”.

Para não perder cliente por conta da concorrência, as lojas oferecem pneus nacionais com preços mais baixos feitos para rodar menos: até 35 mil quilômetros, em vez de rodar 50 mil, a média de um pneu padrão.

Lojistas também dão garantias do serviço. “Vendemos produtos com qualidade e colocamos os preços baixos para aproveitar as boas vendas, já que o país também passa por um momento difícil”, disse o gerente.

O venezuelano Ramón Rodriguez, de 56 anos, confirmou o que os lojistas disseram. “Como está faltando pneu na Venezuela, por causa da crise que fechou as indústrias, temos que comprar aqui. Mas o preço está bom”. (AJ)