Polícia

Venezuelano é denunciado por assassinato em Mucajaí

Na ocasião, um venezuelano também foi morto durante a confusão

O venezuelano Argenis Rafael Barrios Lopes foi denunciado pelo Ministério Público do Estado de Roraima por homicídio qualificado por conta da morte do brasileiro Eules Marinho de Souza, em uma briga generalizada que aconteceu no dia 18 de março deste ano, no município de Mucajaí.

A denúncia do MP aponta que o venezuelano assassinou Eules Marinho com ajuda de um comparsa, identificado pelo Ministério Público como sendo Luís José Figueira Guilen. Os dois mataram o brasileiro a pauladas com um pedaço de madeira.

De acordo com o promotor de Justiça que atua junto a Comarca de Mucajaí, Ulisses Moroni Júnior, o crime teria ocorrido após uma briga generalizada entre brasileiros e venezuelanos. Testemunhas contaram a polícia e ao MP que a vítima não tinha se quer envolvimento na confusão que resultou em sua morte.

O promotor afirma ainda “que independente da nacionalidade, quem comete crime deve responder por seus atos perante a Justiça”. “Será iniciado o processo penal e, após o término da instrução criminal, se comprovada a autoria e tipicidade penal da conduta narrada na denúncia, o acusado será condenado nas penas previstas em Lei”, conclui.

Na época, o crime revoltou os moradores de Mucajaí que decidiram fazer uma manifestação contra a presença de imigrantes venezuelanos na cidade. A iniciativa dos moradores de Mucajaí encorajou a população de Pacaraima, que fica na fronteira com a Venezuela, e lá também houve uma manifestação contra os imigrantes.

As informações sobre os protestos e alguns posicionamentos que incitavam a violência contra venezuelanos preocuparam as autoridades locais, levando o comando da Polícia Militar a se manifestar no sentido de que qualquer ato de violência seria coibido.

O MPRR informou por fim que o envolvimento do venezuelano Luís José Figueira Guilen, na morte do brasileiro em Mucaja, “ainda encontra-se sob investigação da polícia civil”.

Com informações da Assessoria do MP