Cotidiano

Venezuelana diz que foi impedida de se vacinar por não possuir CPF

O caso ocorreu no posto de saúde do Pricumã, zona Oeste da cidade

A jovem Ellis Carolina é Venezuelana e está em Boa Vista há 35 dias. Ela procurou a Folha de Boa Vista para denunciar que foi até ao Posto de Saúde do Pricumã, zona Oeste de Boa Vista, na tentativa de se vacinar contra o sarampo, porém foi impedida por não possuir RG e CPF brasileiros.

Segundo ela, ao chegar ao local, uma funcionária do posto solicitou uma lista de documentos, além de um comprovante de residência. porém até o momento ela só possui a Carteira de Registro Nacional Migratório, emitida pela Polícia Federal e por isso não conseguiu se vacinar.

“Tive a sorte de chegar em Roraima e já conseguir um emprego como diarista, mas sei que muitos estão dormindo nas ruas e também não possuem todos esses documentos, será que todos eles ficarão sem vacina?” disse.

A jovem relatou que já está em busca dos documentos necessários, mas teme que durante esse período fique sem a vacinação. “Na Venezuela não tem vacina para Sarampo, então essa é a minha preocupação, já passamos por tantas dificuldades e ainda existe essa possiblidade de uma epidemia que nos assusta” contou.

Prefeitura – Por meio de nota, a Prefeitura informou que ninguém deixará de ser vacinado por falta de documento ou cartão do SUS, em especial a população migrante. “As equipes já foram orientadas em relação aos procedimentos e o foco é imunizar toda a população que não possui o registro da vacina contra o sarampo”.