Cotidiano

Vacinação começa em abril

Meta da primeira etapa da campanha é vacinar cerca de 820 mil cabeças de gado

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) vai começar no próximo dia 1º de abril a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. Nesta fase, que segue até 30 de abril, cerca de 820 mil cabeças de gado devem ser vacinadas.

Segundo o médico veterinário responsável pelo programa de febre aftosa no estado, Marcos Duarte, a vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas por eles, somente no período da campanha, em lojas agropecuárias ao preço de R$ 1,70 por unidade. “Os próprios produtores são responsáveis pela vacina do seu rebanho. Eles compram a vacina no período da campanha em lojas agropecuárias”, reforçou.

Duarte ainda disse que a comprovação de que o procedimento foi realizado é feito na Aderr até 15 dias após o término da campanha. O pecuarista que não vacinar o rebanho ou não fizer a comprovação é penalizado com multa no valor de mais de R$ 1.000. “Caso o criador não comprove a vacinação, terá prejuízo no bolso”, comentou.

O médico veterinário chamou a atenção para a conservação da vacina, reforçando a importância de seguir as normas de transportes, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer a qualidade do produto. “A questão da conservação da vacina é fundamental. São critérios básicos que os pecuaristas devem ficar bem atentos a eles, ou caso contrário também pode acarretar em prejuízo para ele”, disse.

Duarte concluiu falando que o status que o estado tem de livre da febre aftosa não significa que o rebanho não precisa ser vacinado. “O status que o estado tem de estar livre da febre aftosa significa muito para Roraima, mas não quer dizer que o pecuarista não deve vacinar seu rebanho. Ao contrário, aí sim que ele deve vacinar para avançarmos cada vez no conceito”, finalizou.

BALANÇO 2017 – De acordo com o banco de dados da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr), na primeira etapa da campanha de vacinação em 2017, 94% do rebanho de Roraima foi imunizado. O percentual representou a imunização de aproximadamente 800 mil animais. A expectativa inicial era 874 mil animais. (E.S)