Cotidiano

Usina de Jatapu será religada neste sábado, anuncia governo

Desde o dia 2 de julho, as turbinas de Jatapu estavam paradas, porque a Eletrobras não vinha aproveitando a energia gerada na usina

A Usina de Jatapu, localizada no Sul do Estado, será religada pela Companhia Energética de Roraima (CERR) hoje, 14, e a energia produzida pelo complexo será utilizada pela Eletrobras para atender aos 50 mil moradores dos Municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz. O anúncio foi feito pela governadora Suely Campos, após receber, nessa sexta-feira, 13, a confirmação via telefone, do Ministério de Minas e Energia, Moreira Franco, de que a solicitação do governo, feita anteontem, foi atendida.

Desde o dia 2 de julho, as turbinas de Jatapu estavam paradas, porque a Eletrobras não aproveitava a energia gerada na usina, que foi revitalizada e entregue à população da região há pouco mais de 20 dias, com duas turbinas novas e mais duas totalmente recondicionadas, com capacidade total de 10 megawatts, e em pleno funcionamento.

Com o desligamento de Jatapu, a Eletrobras passou a fazer o abastecimento através da usina termelétrica localizada em Novo Paraíso, mas a energia é instável, com constantes quedas. “Somente na última quarta-feira, 11, foram registrados dez apagões na região, um transtorno para a população, além de prejuízo para os comerciantes. Para solucionar esse impasse da Eletrobras, determinei que o presidente da CERR, Kléber Coutinho, fosse à Brasília. Ele se reuniu com o ministro Moreira Franco, acompanhado do deputado federal Hiran Gonçalves, relatou essa grave situação e o ministro garantiu que a Eletrobras iria utilizar a energia de Jatapu. E por isso a usina já será religada neste sábado”, relatou a governadora.

Segundo detalhou Kléber Coutinho, o secretário de Energia do MME, Ildo Grüdtne, solicitou da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um atestado sobre a capacidade técnica da hidrelétrica, o que foi feito. “E imediatamente eles fizeram o pedido para ligarmos Jatapu”, explicou.

O presidente da CERR garantiu que, antes da inauguração da usina, vários testes foram feitos, ao contrário do que alegou a Eletrobras. “Uma obra dessa magnitude não tem como funcionar sem teste. Reafirmo que não há dificuldades técnicas em Jatapu. Está totalmente pronta para abastecer o Sul do Estado. É uma energia muito mais limpa, segura, confiável e com qualidade. A termelétrica é instável, cara, poluente e não dá qualidade”, afirmou Coutinho.

FUNCIONAMENTO – O investimento de aproximadamente R$ 66 milhões do Governo do Estado na Usina de Jatapu permitiu a reinauguração do complexo hidrelétrico em 16 de junho. Após 24 anos operando abaixo de sua capacidade, a hidrelétrica de Jatapu está em plenas condições de gerar energia elétrica em sua potência máxima de 10 megawatts.

Toda a obra contemplou a revitalização de duas unidades geradoras antigas e instalação de mais duas novas turbinas com tecnologia moderna e totalmente digitais para complementar a geração. Já na área externa do complexo energético foi feita a ampliação da subestação elevadora de 69 Kv, que recebeu a instalação de novos equipamentos como quadro de comando de controle, painel de medição e chaves de comando.

Na primeira etapa finalizada em outubro do ano passado, a usina operava com 5 megawatts e desde dezembro vem funcionando com capacidade máxima de geração de energia elétrica com 10 megawatts.