Cotidiano

Urnas são abertas em meio a clima de incerteza

Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, a disputa ficará entre o atual presidente, Nicolás Maduro, e o ex-governador de Lara, Henri Falcón

As urnas para a eleição presidencial da Venezuela foram abertas neste domingo, 20. Por conta disso, as fronteiras do país foram fechadas, devendo ser novamente abertas a partir das 06h de amanhã, 21.

A disputa entre Nicolás Maduro, e o segundo colocado nas pesquisas de opinião, o ex-governador do Estado de Lara, Henri Falcón, é incerta, já que embora o atual presidente conte com o apoio de boa parte dos eleitores, seu principal concorrente tem chances reais de vitória.

De acordo com Conselho Nacional Eleitoral, 14.600 sessões de votação foram abertas para que a população venezuelana pudesse escolher o novo presidente. Votos serão registrados por biometria para garantir a confiabilidade do processo.

Segundo o instituto de pesquisa Datanálisis, Maduro conta com 20% das intenções de votos dos venezuelanos, contra 30% de seu adversário direto Falcón. A eleição acontece em meio a crise política, econômica e social. A situação teve início após a queda do preço do barril do petróleo, principal produto de exportação do país.

*INFORMAÇÕES: Portal R7.