Política

Universitários podem ser mesários nas eleições 2018

Neste ano serão necessários em torno de 4.400 cidadãos para trabalhar nas seções eleitorais instaladas em todo o Estado

Com o objetivo de cadastrar mesários voluntários que irão atuar nas eleições gerais de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdades Cathedral, Centro Universitário Estácio da Amazônia e Faculdade Roraimense de Ensino (FARES).

Conforme explicou o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, o mesário é personagem fundamental para a realização do pleito e neste ano serão necessários em torno de 4.400 cidadãos para trabalhar nas seções eleitorais instaladas em todo o Estado.

Para se inscrever, basta preencher um formulário no site www.tre-rr.jus.br, em um banner localizado na parte inferior da página, ou diretamente no cartório eleitoral ao qual o eleitor pertence. O projeto Mesário Universitário foi implantado em 2008 na Justiça Eleitoral roraimense e contribui para a seleção de mesários mais capacitados.

“Quando uma pessoa é convocada para ser mesário de forma obrigatória, muitas vezes chega ao treinamento mal-humorada e realiza os procedimentos com má vontade. Já o mesário voluntário não. Ele realmente quer participar”, disse Aguiar, ao lembrar que o mesário é responsável por organizar todo o processo de votação, desde a instalação da urna eletrônica, organização de filas, conferência do nome do eleitor no caderno de votação e entrega de comprovante de votação.

BENEFÍCIOS – Aguiar ressaltou que, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, o mesário tem algumas vantagens determinadas em lei. O acadêmico de qualquer curso ganhará 30 horas de crédito que contarão para as disciplinas optativas, como atividade complementar, caso ocorra um turno, ou 40 horas, se houver segundo turno. “Além disso, terá dois dias de folga para cada dia de convocação, sendo um de treinamento e outros dois no 1º e no 2º turno da eleição, caso ocorra. Ou seja, o total pode chegar a seis dias de folga ao trabalho”, acrescentou.

REQUISITOS – Para ser mesário, basta ser eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesários: candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.

Publicidade