Cotidiano

Unidades básicas de saúde oferecem vacinas para a população

Ao invés de promover um único dia D, prefeitura ampliou horário nas unidades para vacinação

Todas as vacinas de rotina do calendário nacional estão disponíveis nas unidades básicas de saúde durante todo o ano. Durante a campanha, as ações de vacinação estão sendo intensificadas nas unidades básicas, além de ações itinerantes em parcerias com instituições.

Este ano a prefeitura optou por não promover uma única ação de mobilização no Dia D, como é sugerida na programação do Ministério da Saúde, e definiu um cronograma de vacinação em unidades básicas de saúde em locais estratégicos até às 22h, para dar oportunidade a quem não pode vacinar durante o dia. As unidades foram escolhidas com base na demanda das regiões. Ver tabela abaixo.

“A nossa mobilização começou desde o início da campanha, tanto nas creches como nas unidades básicas de saúde. As equipes do Centro Municipal de Imunização estão atendendo as crianças nas creches, no Centro Socioeducativo (CSE) e outras instituições”, destaca o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

“Crianças e adolescentes dependem dos pais para levá-las para vacinar. Então estamos indo ao encontro do nosso público alvo para facilitar o acesso, já que muitos pais trabalham o dia inteiro. É importante que os pais mantenham sempre o cartão de vacina da família atualizado e busquem uma unidade sempre que puderem”, destaca Márcia Figueiredo, coordenadora municipal de imunização.

A Campanha de Multivacinação terá fim nesta quinta-feira, 21 nos postos de saúde com horário estendido, mas as vacinas continuarão disponíveis nas unidades com salas de vacinas, em horário normal de funcionamento.

UNIDADES BÁSICAS DE SAUDE

DATA

 UBS Buritis

20/09/2017

 UBS Cinturão Verde

20/09/2017

 UBS Pricumã

20/09/2017

 UBS Lupércio L. Ferreira – Pintolândia

21/09/2017

 UBS Santa Luzia

21/09/2017