Cotidiano

UFRR promove feira de aplicativos

Evento consiste na divulgação de aplicativos desenvolvidos por alunos durante os cursos do projeto Promobile

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Departamento de Ciências da Computação (DCC), realiza, nesta quarta-feira, 8, a partir das 15 horas, no auditório anexo ao bloco 5, do campus Paricarana, a Feira de Aplicativos Promobile. Voltado para acadêmicos e amantes da tecnologia, o evento é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a empresa de tecnologia Samsung.

“Dentro do curso de Ciências da Computação, nós temos três disciplinas vinculadas a esse projeto, que são Sistemas Distribuídos, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis e Interface Homem/Máquina.Eno projeto final dessas disciplinas, os alunos criam aplicativos das mais variadas categorias. Funciona como uma forma de incentivo à qualificação profissional desses acadêmicos, que acabam desenvolvendo ferramentas muito úteis para o dia a dia das pessoas”, explicou o coordenador do curso de Ciências da Computação, Filipe Dwan.

Esta é a segunda edição do evento, em que serão apresentadas 15 iniciativas dos mais variados segmentos. Quatro dessas invenções são diretamente patrocinadas pelo programa.

“Nós temos ainda quatro bancas que fazem parte da pesquisa do projeto Mobile. São pesquisadores que recebem financiamento por meio de bolsa de estudos. Eles produzem aplicativos para as mais diversas funções, como o UFRR Mobile, que tem como finalidade resolver problemas de localização de ambientes e contatos setoriais da universidade, já que esse é um problema comum de calouros e de pessoas que não fazem parte da instituição, além do feed de notícias das ações que estão ocorrendo no campus”, explicou.

“Teremos também um jogo de computação quântica, que mostra um histórico do surgimento da computação gráfica no mundo. Um aplicativo espião voltado para pais, que nós batizamos de ‘DaddySpie’, onde os pais poderão fazer o monitoramento dos filhos tendo o registro de ligações e mensagens trocadas.Eo Super Compras, que vai reunir uma série de informações sobre promoções que ocorrem na cidade, sendo ideal para aqueles usuários que gostam de fazer pesquisa de preço”, contou Dwan.

Outra novidade da feira é o espaço ‘Crie seu aplicativo em 15 minutos’. Segundo Dwan, a ideia do espaço é mostrar que qualquer usuário pode criar sua própria ferramenta de trabalho, de forma simples e descomplicada. “Criação de app não é um bicho de sete cabeças, e lá o visitante terá o auxílio de alunos que estarão explicando o passo-a-passo, justamente para ele sair de lá rodando a sua criação em um ambiente virtual”, destacou.

No ano passado, o evento conseguiu atrair um público de cerca de 150 pessoas. A expectativa da organização é atrair um público ainda maior que na edição anterior. “A nossa ideia é incentivar toda a sociedade e não só os alunos. Nós temos, por exemplo, muitos aficionados por tecnologia e que trabalham em outras áreas e a feira também pode ser uma boa opção para quem está saindo do Ensino Médio e que ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir. Então, quem tiver interesse em conhecer um pouco mais, é só comparecer na Promobile”, pontuou.

Outras informações sobre a 2ª Feira de Aplicativos Promobile podem ser obtidas pelo site ufrr.br/dcc ou pelo telefone do Departamento de Ciências da Computação (3621-3185). (M.L)