Cotidiano

UFRR e UERR firmam parceria para desenvolvimento regional

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Estadual de Roraima (Uerr) firmaram acordo de cooperação para a realização do planejamento de estudos e projetos voltados ao desenvolvimento regional. A determinação tem prazo de vigência até fevereiro de 2020.

Segundo a informação publicada no Diário Oficial da União (DOU), o acordo de cooperação assinado em setembro do ano passado pelos reitores Jefferson Fernandes, da UFRR, e Regys Freitas, da Uerr, tem como objetivo estabelecer condições de cooperação técnica entre as duas instituições de ensino superior.

Na prática, a medida visa estabelecer condições de cooperação para o planejamento de estudo e projetos de desenvolvimento regional, de extensão e de capacitação de recursos humanos, por meio de programas de pós-graduação em todos os níveis. A colaboração entre as instituições também preconiza considerar o cenário de crise financeira e redução de recursos disponibilizados para capacitação no incentivo à pesquisa científica.

A expectativa é que, assim, a articulação entre as instituições dê incentivo aos docentes para submissão, participação e análise de propostas que podem incluir a criação de programas de pós-graduação, realização de eventos científicos, constituição de equipes de pesquisa e extensão nas áreas de interesse comum e disponibilidade de estrutura física e apoio técnico.

“O desenvolvimento das atividades de cooperação será objeto de programa anual específico, elaborado de comum acordo, no qual serão estabelecidos projetos, prazos de execução, recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, pertinentes a cada um deles”, afirmou a Uerr.

As unidades de ensino ressaltaram, porém, que a parceria não significa uma colaboração financeira entre as partes. “De acordo com o termo, não há previsão de transferência de recursos financeiros entre os partícipes”, completou a Universidade Federal.

Conforme as instituições, embora o acordo de cooperação técnico-científica e pedagógica dê amparo legal às futuras ações entre as duas instituições, ainda não há nenhum projeto em andamento. As unidades de ensino reforçam, no entanto, que o acordo é só um primeiro passo tomado e que a partir de agora as instituições vão iniciar a parceria entre si.

“Ainda não há projetos contemplados pelo termo de cooperação, cujo plano de trabalho tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogado, mas o diálogo está estabelecido e o termo assinado”, completou a UFRR. (P.C.)

Publicidade