Cotidiano

UFRR discute adoecimento psicológico e qualidade de vida no trabalho

A conferência, aberta ao público, acontece na quinta-feira (17), às 19h

O adoecimento psicológico é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Para discutir esse tema e as repercussões na qualidade de vida a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove nesta quarta-feira e quinta-feira, dias 16 e 17, o II Encontro da Região Norte sobre Organizações Saudáveis e Riscos Psicossociais no Trabalho.A

 A conferência, aberta ao público, acontece na quinta-feira (17), às 19h, no auditório Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR)  onde a Profa. Dra. Suzana da Rosa Tolfo (UFSC) falará sobre “Qualidade de vida e sentidos do trabalho: reflexões sobre os processos de saúde no contexto do trabalho e das organizações”.

 A conferência é gratuita e destinada a acadêmicos, docentes, pesquisadores, profissionais e comunidade em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.

 A proposta do evento, em parceria com o CEDUC e CAPS/DDS da UFRR, segundo a coordenadora Geral, profa. Dra. Fernanda Ax Wilhelm do curso de Psicologia da UFRR, é refletir ações que promovam a construção de ambientes de trabalho saudáveis que proporcionem o bom desempenho, desenvolvimento pessoal, bem-estar físico e mental do trabalhador.

“Queremos estimular o diálogo entre diversas áreas do conhecimento: psicologia, administração, antropologia, enfermagem, pedagogia, direito, entre outras acerca dessa temática, incentivar a produção de conhecimento e desenvolver a área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Extremo-Norte entre diferentes categorias profisisonais no intuito de prevenir riscos e promover a saúde psicossocial nas organizações”, explicou.

 A palestrante é a profa. Dra. Suzana da Rosa Tolfo do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Psicologia pela UFSC, em 1985, mestrado em Administração pela mesma Universidade, em 1991 e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Tem experiência na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, desemprego, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral. Orienta alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e em Administração da UFSC.

Haverá ainda apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências. Os participantes receberão certificado emitido pela UFRR.

Publicidade