Polícia

Túnel de vinte e cinco metros é encontrado em Penitenciária

Os buracos faziam parte de um plano para uma fuga em massa

Dois túneis em processo de escavação, foram achados na ala 14, conhecida como ‘Cadeião da Penitenciária agrícola Monte Cristo na manhã desta quarta-feira (27). Os túneis foram encontrados por agentes da Polícia Militar e inteligência da PM.

Os buracos faziam parte de um plano para uma fuga em massa.

O tunel foi descoberto apos denúncia feita por um policial militar que estava no plantão na guarita da Pamc.

Segundo o comandante da Polícia Militar coronel Edson Prola, mais de 300 presos estavam na escavação de um túnel de 4 metros de profundidade por 25 metros de cumprimento que  saia da ala 14.

“três dias atrás o soldado pm da guarita ouviu uma batida vinda da muralha durante a madrugada. Ele avisou a guarda que avisou o cpc. O coronel Claudemar conseguiu uma retroescavadeira emprestada da Caer para fazer a escavação mas ela não alcançou o túnel. Conseguimos outra de um empresário com braço de 4,5 metros e encontramos o túnel” explicou o comandante que disse que a PM ainda está no local.

Outro lado –  As equipes estão trabalhando na escavação na parte externa entre o muro e o alambrado da Pamc (Penitenciária Agrícola de Roraima) desde esta terça-feira (26).

Quando os trabalhos iniciaram na parte interna foram encontrados dois túneis na Ala 14 saindo da cela 06, cada um com aproximadamente 30 metros de comprimento e 4 metros de profundidade.

Segundo a Sejuc, a ação foi descoberta após diligência, onde se constatou o furto de cerca de 400 metros de fios utilizados na construção da parte elétrica nas alas 01 e 11 e das bombas de águas.

Na operação, cerca de 50 policiais militares do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do setor de inteligência, além de 16 agentes penitenciários do GIT (Grupo de Intervenções Táticas) e o efetivo do plantão.

A Sejuc ressaltou já deu início ao trabalhos para tampar os túneis.