Cotidiano

Trotes de sequestro relâmpago são registrados em Boa Vista

De acordo com estatísticas, 90% dos sequestros reais duram menos de um minuto

Texto: Ellen Ferreira

A servidora pública Mônica Bermeo passou por momentos de aflição ao receber um telefonema de um homem insistindo que teria sequestrado a filha dela de apenas 13 anos de idade. Ela relatou que o bandido ligou em um número privado e pedia dinheiro em troca da liberdade da filha.

“ Eu estava saindo da casa de minha mãe quando atendi a ligação e ouvi gritos de uma garota chorando e não parava de dizer em voz trêmula ‘mãe, me ajuda pelo amor de Deus’. Nisso um homem me pediu dinheiro para o resgate e dizia que ia matar se não depositasse o dinheiro na conta . Na hora você fica desesperada e não consegue pensar em nada, mas me acalmei e lembrei que minha filha estava na mamãe e eu tinha saído a poucos minutos de lá”, contou Mônica.

 Além desse susto, a mãe de Mônica também já sofreu trote, só que dessa vez chegou a ser transferido um valor de  R$ 2.000,00 reais para a conta do golpista mas após descobrir que se tratava de um trote, foi cancelada a transferência do dinheiro. “Nunca estamos preparados para lidar com esse tipo de situação”, desabafa Mônica.

Outra vítima deste tipo de golpe foi a cantora Ingred Pacheco. Ela explica que recebeu uma ligação de número privado e uma criança chorava pedindo ajuda. O bandido exigia um total de R$ 10.000,00 reais para libertar o suposto menino que estava refém.

“Na hora percebi que era trote porque eu não tenho filho, o bandido se irritou e eu desliguei o telefone, mas isso é preocupante porque há duas semanas minha avó recebeu uma ligação e passou mal pensando que minha mãe tinha sido sequestrada”, contou Ingred.

O comandante de policiamento da capital, coronel Lindolfo Bessa ressalta que infelizmente esta prática tem ocorrido na cidade e que não há números reais de vítimas que sofreram este tipo de golpe.

“A pessoa que recebe esse tipo de ligação evita ir à delegacia pelo constrangimento de ter sido enganada ou extorquida e pensa que nada será resolvido, mas é preciso que registrem boletim de ocorrência para que sejam iniciadas as investigações, pois temos a ciência de que os trotes geralmente são feitos de outros estados e de dentro de presídios, por isso os telefonemas são ou com números privados ou com DDD de outras localidades do país”, afirmou Lindolfo.

Bessa destaca que geralmente os bandidos usam criança ou uma pessoa imitando uma voz similar para pressionar a vítima com intuito de ter uma vantagem econômica, e que nessas horas, por mais que seja de tensão e nervosismo, é preciso autocontrole e saber que está sendo vítima de golpe.

De acordo com estatísticas, 90% dos sequestros reais duram menos de um minuto, enquanto que nos falsos sequestros o bandido fica em um tempo maior no telefone convencendo à vítima para a extorquir.

Dicas para lidar e evitar trotes de sequestro relâmpago:

·         Se você ver uma ligação desconhecida em seu celular, evite atender;

·         Se for vítima deste trote, tenha calma e faça uma pergunta peculiar à vítima sobre data de nascimento da pessoa, quantos anos ela tem, entre outros assuntos particulares da família;

·         Se a ligação afirma que é um sequestro, desligue imediatamente e entre em contato com o celular da suposta vítima de sequestro;

·         Tente ouvir a voz da vítima, se é mesmo de uma familiar e amigo;

·         Uma característica de golpe é quando o bandido não permite que você faça contato com a vítima do sequestro forjado;

·         Não negocie valores e não prolongue a conversa com o golpista ;