Política

Treinamento para mesário voluntário começa dia 15

Até o momento, o TRE recebeu mais de 650 inscrições de interessados em trabalhar nas eleições deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) deve iniciar já no próximo dia 15 os trabalhos de treinamento dos inscritos no programa Mesário Voluntário. Até o momento, o órgão recebeu 664 inscrições de interessados em trabalhar voluntariamente nas eleições gerais deste ano.

“O mesário é personagem fundamental para a realização das eleições. Neste pleito, serão necessários 4.684 mesários que atuarão em 1.171 seções eleitorais na capital e no interior”, informou o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE, Randerson Aguiar.

Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário que está disponível no site do órgão, em um banner localizado na parte inferior da página. Caso o mesmo não possua internet, ele pode ir diretamente ao cartório eleitoral onde o título está registrado.

“Quando uma pessoa é convocada para ser mesário de forma obrigatória, muitas vezes chega ao treinamento mal-humorada e realiza os procedimentos com má vontade. Já o mesário voluntário não. Ele realmente quer participar e contribuir para o fortalecimento da democracia”, destacou Aguiar.

O presidente da Comissão lembra ainda a existência de algumas condicionantes para se tornar um mesário voluntário. Segundo ele, o candidato precisa ter mais de 18 anos, estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral, e não pode ter vínculo ou parentesco com diretórios partidários ou candidatos.

“O mesário é responsável por organizar todo o processo de votação, desde a instalação da urna eletrônica, organização de filas, conferência do nome do eleitor no caderno de votação e entrega de comprovante de votação. Por isso é importante que ele não tenha esse vinculo com partidos e candidatos”, pontuou.

Por fim, Aguiar lembra os benefícios para as pessoas que decidem se voluntariar para ajudar no processo eleitoral.

“Além de contribuir para o processo democrático, esse voluntário acaba ganhando algumas vantagens, como a dispensa de dois dias do trabalho no dia da votação; auxílio alimentação no dia da votação; vantagem de desempate em concursos públicos da justiça eleitoral e em outros certames, caso haja uma previsão dentro do edital; e no caso dos universitários, essa participação renderá 30 horas de crédito para disciplinas optativas, como atividades complementares, podendo chegar a 40 horas, caso haja 2º Turno”, concluiu.  

Publicidade