Esporte

Treinador do Makuxi Rugby assume como ‘scout’ na Seleção Brasileira

Célio Oliveira, ex-treinador do Makuxi Rugby foi chamado para trabalhar como responsável pelo acompanhamento do “scout” da equipe masculina na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

O Makuxi Rugby Clube, de Boa Vista, está em alta no cenário nacional. Depois de ter a atleta Criss Matos convocada no final de 2016 para a Seleção Brasileira de Rugby, o clube roraimense acaba de ter mais um nome integrando ao selecionado da modalidade. Célio Oliveira, ex-treinador das equipes masculina e feminina do Makuxi Rugby também foi chamado para trabalhar pelo rugby nacional. Ele será responsável pelo acompanhamento do “scout” da equipe masculina na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Segundo informou o assessor de imprensa do Makuxi Rugby, Celso Maas, o “scout” é o profissional que coleta do maior número possível de informações relevantes durante o jogo, tanto da equipe como individualmente de cada jogador, como por exemplo: passes certos, passes errados, percentual de acerto de chutes, acertos em cobranças de laterais, etc.

“A ferramenta do “scout” é utilizada em grande parte dos esportes profissionais, incluindo o rugby. As principais equipes mundiais de seleções, como Nova Zelândia, África do Sul e Inglaterra, utilizam esta ferramenta recorrentemente com o intuito de verificar as deficiências da equipe, e assim de elevar seu nível técnico”, disse. “A ferramenta é de fundamental importância tanto para direcionar os treinamentos de jogadores em função de suas deficiências e até mesmo no auxílio aos treinadores para definição da escalação”, complementou.

O ex-treinador do Makuxi Rugby disse que ficou muito feliz e surpreso com a convocação. “Fiquei bastante feliz em poder dar minha contribuição à Seleção Brasileira de Rugby. O scout na Seleção Brasileira de Rugby já havia sido iniciado e minha função é acompanhar os jogos da seleção e trabalhar exclusivamente com essa ferramenta para subsidiar a comissão técnica em suas tomadas de decisões. E espero que os resultados sejam verificados já num curto espaço de tempo”, afirmou.

Oliveira afirmou que o trabalho já está sendo desenvolvido no Americas Rugby Championship, campeonato que reúne as seis principais seleções das Américas, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile, que está sendo disputado e encerra em 04 de março. Posteriormente, entre abril e maio, acompanhará o Sul Americano de Rugby, torneio que contará com nove seleções, dentre elas as principais forças sul-americanas como Argentina, Uruguai, Brasil e Chile.

Já a capitã da equipe feminina do Makuxi Rugby, Daniele Lima, comemorou a convocação do ex-treinador na CBRU. “Estamos orgulhosos dessa conquista do Célio. Ele foi nosso treinador, e a pessoa que implementou a equipe feminina do Makuxi Rugby, ensinando o esporte até então desconhecido, a todas as atletas. E graças ao trabalho iniciado por ele, temos obtido excelentes resultados no esporte, no qual somos bicampeãs da região Norte, além de termos uma ex-atleta já tendo sido convocada para a Seleção Brasileira, a Criss Matos. Por esse histórico achamos que foi merecido o reconhecimento da CBRu”.