Cultura

Tradicional bar em Roraima realiza festa de Pré Reveillon

Evento terá a participação do cantor e tecladista paraense Dheymerson, ex - integrante da Banda Calipso

O tradicional e histórico “Bar Amarelinho” realiza neste sábado, 2, o Pré Reveillon do Amarelinho, uma festa que ocorre há doze anos. O evento contará com grandes nomes do Samba roraimense e terá como atração nacional a presença do cantor e tecladista paraense Dheymerson, ex-integrante da Banda Calipso.

De acordo com a organização, o evento é direcionado para toda a família e tem como objetivo valorizar a amizade e comemorar o ano em curso. Em um só espaço, diversas opções para quem deseja se divertir com muito samba e uma deliciosa feijoada e pista de dança com capacidade para 400 pessoas, o espaço vai oferecer acesso através de abadás que podem ser adquiridos no local no valor de R$60.

“Bar Amarelinho” está situado na Rua Professor Agnello Bittencourt, nº 545, entre as Rua Serejo Cruz e Barão do Rio Branco, na área central de Boa Vista, completou 30 anos sob a direção de seu proprietário Messias Monteiro de Souza.

O nome do Bar foi escolhido quando o Messias foi ao Rio de Janeiro em 1975 e, no centro da cidade, na Cinelândia, foi almoçar com amigos e Irmãos da Maçonaria no Restaurante e Bar “Amarelinho” (fundado em 1921), ele gostou do atendimento e do nome.

Histórico

Quando Messias Monteiro de Souza retornou à Boa Vista e comprou em 1985 o antigo comércio do senhor Sebastião Pinheiro (“seu” Pinheiro, como era conhecido), o Messias reformou o prédio e pôs o nome de: “Bar Amarelinho”, hoje uma referência turística, um local de encontro diário de amigos, onde a maioria já frequenta há mais de 10 anos. E, há, ainda, aqueles que desde o princípio (1985), “bate o ponto” quase todos os dias, a exemplo do Professor Lourenço e tantos outros.

O Messias é muito querido e o bar se tornou uma “confraria” de amigos que, a cada ano, no primeiro sábado do mês de dezembro, se reúnem para comemorar o “Aniversário do Bar Amarelinho”. Eles mesmos se encarregam de procurar patrocinadores para a festa e de preparar a carne pro almoço que é oferecido no evento, enquanto outros cuidam da bebida e da venda das camisas alusivas à data do Aniversário do Bar.

Neste ano de 2015 o “Amarelinho” completou 30 Anos, com a participação de centenas de amigos e dos seus familiares. E, mesmo com o detalhe de que: “Não há Garçom no atendimento”, cada um foi ao balcão e pediu ao Messias o que desejava.

O proprietário

O Messias Monteiro de Souza nasceu no dia 14 de abril de 1944, no interior do Ceará, na cidade de “Itaiçaba” (palavra indígena, na língua tupi-guarani, que significa: “Passagem do Rio das Pedras”. Ele é filho de Manoel Monteiro Gondim e de Maria Eliza Monteiro de Souza.

Messias veio para Boa Vista em 1953, aos nove anos de idade, acompanhando seus pais. Aqui a família se reencontrou com os irmãos do senhor Manoel Monteiro (o João Monteiro Barbosa e Antonio Monteiro Barbosa, ambos trabalhando como barbeiros na Avenida Jaime Brasil e depois na Rua Sebastião Diniz). O seu tio, o “Antonio Barbeiro” trabalhou muitos anos com o amigo Tércio (ambos já são falecidos).