Esporte

Trabalho de Denardin com paratletas do Estado vem dando resultados

O intenso trabalho de Vinícius Denardin com os paratletas de Roraima vem dando bons resultados e trazendo medalhas para o Estado. O professor e doutor trabalha há mais de 10 anos com esporte paraolímpico passando pelos trabalhos na sua graduação, mestrado, doutorado, tudo com especialidade na área do esporte paraolímpico. Atualmente trabalha na Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e vem desenvolvendo atividades com os atletas do Estado.

Na última competição, os Jogos Paralímpicos Universitários, Luís Seabra, do tênis de mesa na classe TT4 conquistou três medalhas. Outro que participou e representou Roraima, mas não subiu no pódio foi Anderson Costa, na classe TT47 pelo atletismo nas provas dos 1500m e 400m, ficando na quarta posição.

No Estado são no total 22 modalidades, porém as de mais fácil adesão são o atletismo, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Segundo ele, as dificuldades encontradas é a falta de patrocínio.

“Inicialmente, seriam sete o número de participantes que iriam disputar o nacional, no entanto, só dois se fizeram presentes devido à falta de patrocínio, o que é lamentável. Eu ainda sonho um dia levar Roraima para um nacional com uma grande delegação, mas precisamos de apoio”, explicou Denardin.

“Roraima está numa crescente relacionado a esporte para pessoas com deficiência, seja ele voltado para o lazer, recreação ou até mesmo pro auto-rendimentos. São poucas pessoas no Estado que treinam e estão atuando no esporte paraolímpico hoje, e dentro da Uerr tô tentando fazer uma articulação junto com outras instituições que também trabalham com mesmo intuito no Estado. O Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência é uma entidade que está sempre apoiando a Divisão de Educação Especial, da Secretaria de Educação”, completou.

Ele explica qual o intuito principal de toda luta que enfrentou e enfrenta.

“O objetivo principal não é só sair de Roraima e conquistar medalhas, claro que elas são bem-vindas, mas principalmente, fomentar o esporte de modo geral, e aumentar a participação dessas pessoas no meio social como um todo”, afirmou.

Uma das parceiras nessa empreitada é a Rede Cidadania, que apoia a causa. Vinicius diz que eles procuram de todas as formas buscar recursos e ajuda, mas nem sempre conseguem. Denardin espera que o poder público veja os paratletas com bons olhos e pede que as autoridades deem apoio porque para ele o que falta é estrutura.

“se tivéssemos um espaço, uma piscina, uma quadra, um lugar, um local específico já ajudaria bastante”, finalizou.

Devido à logística do Estado, cresce muito a dificuldade financeira para participações em eventos país afora. Em Boa Vista não há, até o momento, uma competição específica para os paratletas.

A próxima competição em que os roraimenses participarão será a fase brasileira dos Jogos Paraolímpicos Escolares em novembro deste ano em São Paulo. Antes, Vinicius diz que tentará implantar no meio do ano a competição estadual dos Jogos Paraolímpicos, inclusive para elencar alguns atletas para a edição nacional.