Cotidiano

Trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep até amanhã

Quem reside no interior tem até o dia 29, sexta-feira para realizar os saques normalmente

Os contribuintes que possuem saldo nas contas do PIS/Pasep, e que residem na capital, devem se apressar e ir à uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil até amanhã, 28, último dia útil para saque, por conta do feriado de São Pedro. Quem reside no interior tem até o dia 29, sexta-feira para realizar os saques normalmente. 

Este ano não há a previsão de prorrogação, por isso, se seu nome constar na lista dos que possuem direito ao benefício, fique atento ao prazo final de saque, pois após o dia 30 de junho o dinheiro volta ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os recursos beneficiam os contribuintes com idade superior a 57 anos, que trabalharam entre 1971 e 1988. Os beneficiários dessa primeira etapa da liberação que não fizerem a retirada até essa data, só poderão fazê-lo a partir de 14 de agosto.

O Banco do Brasil identificou 9.968 participantes do Pasep residentes no Estado de Roraima. Esses cotistas têm aproximadamente R$ 15.366.886,97 a receber. O Pasep tem cadastro com inscrição nacional, o que possibilita ao cotista realizar o saque em qualquer Estado. 

Em nota, a Superintendência Regional do Banco do Brasil informou que no dia 29 de junho as agências da capital não irão prestar atendimento ao público, devido ao feriado de São Pedro, mas as localizados no interior terão expediente normal para atendimento aos clientes. “Os cotistas maiores de 57 anos que trabalharam entre 1971 e 1988 e beneficiários dessa primeira etapa da liberação que não fizerem a retirada até o dia 28 na capital e dia 29 nas demais agências localizadas no interior, só poderão fazê-lo a partir de 14 de agosto”, informou.

CAIXA – Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que os saques estarão disponíveis nas agências locais até amanhã, 28. Estão aptos a receber os créditos 15.779 contribuintes, com movimentação de R$ 22,3 milhões na economia local.

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação. É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. 

Em relação ao pagamento para herdeiros, os beneficiários legais poderão comparecer a qualquer agência da Caixa, portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque. Deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal válido do sacador, o comprovante de inscrição PIS (opcional – caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta PIS), e o documento que comprove a relação de vínculo com o titular. (R.G)

Publicidade