Cotidiano

Trabalhadores da Eletrobras viajam a Brasília para manifestar contra a privatização

Três dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários de Roraima (Stiu/RR) viajaram para Brasília na manhã desta terça-feira, (19).

Três dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários de Roraima (Stiu/RR) viajaram para Brasília na manhã desta terça-feira, (19).

O motivo da ida dos diretores sindicais à capital federal é a busca de aliados no Congresso Nacional para votarem contra a privatização das distribuidoras da Eletrobras. A votação dos deputados está prevista para hoje.

“A empresa está agindo de forma desleal com os funcionários, não podemos nem manifestar. E por isso estamos fazendo essa força tarefa, indo até Brasília, para conseguir derrotar a privatização. Buscar apoio dos políticos, e fazer pressão. De Roraima, serão enviados três representantes do Sindicato, mas a participação é intensa de todo o país, tem diretórios que estão enviando mais diretores” informou

PROJETO DE LEI – Para avançar no processo de privatização, o presidente Michel Temer enviou para a Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 10332/2018, que determina na desestatização da Eletrobras, e pode ser votado ainda esta semana. Os sindicalistas informaram que mandaram dirigentes para realizarem uma mobilização dentro do congresso durante a votação.

EMPREGADOS – Atualmente, a Eletrobras Distribuição Roraima conta com cerca de 460 empregados, sendo estes da Eletrobras, Eletronorte e da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que foram cedidos após a perda da concessão de funcionamento no estado. Dentro das empresas que passariam pelo processo de privatização estão as estatais de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Alagoas e Piauí, que somam com mais de 25 mil funcionários.