Geral

Toteles vence Maratona do Caçari antes de disputar a CIMTB Levorin, em Minas Gerais

O piloto roraimense Winston “Toteles” Pinto Porto Junior, campeão da categoria Júnior, em 2017, da Copa Internacional de CIMTB Levorin, usou a I Maratona do Caçari, realizada nesse domingo em Boa Vista, como preparatória para disputar a I Etapa da Copa Internacional de CIMTB Levorin, evento que será disputado de 13 a 15 deste mês, em Araxá-MG.

Toteles, como é mais conhecido no meio ciclístico de Roraima, competiu neste domingo na Maratona do Caçari na categoria Elite e, depois de largar na frente, assumiu a ponta até cruzar a linha de chegada com larga vantagem sobre os demais concorrentes.

“Foi uma prova técnica. Larguei bem e logo consegui colocar uma boa vantagem sobre os outros pilotos até cruzar a linha de chegada”, disse. “Isso mostra que estou bem preparado para representar Roraima na I Etapa da Copa Internacional de CIMTB Levorin, embora este ano vá competir na categoria Sub 23, que é bem mais forte que a categoria Junior, onde competi até o ano passado”, afirmou.

Toteles informou que a Maratona do Caçari foi realizada com o objetivo de angariar recursos para custear as despesas com passagens e logística do atleta João Alexandre, de 14 anos, que também vai competir na Copa Internacional de CIMTB Levorin.

“Foram mais de 120 atletas competindo no domingo, com a intenção de dinamizar o esporte e colaborar com o piloto João Alexandre, que também vai representar Roraima na competição internacional”, disse. “Eu embarco na madrugada de quarta e o João na quinta”, afirmou.

João Alexandre é atleta da Audax/PP Peças é já tem a experiência de ter conquistado o 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike do ano passado.

“O João Alexandre vai competir pela primeira vez na Copa Internacional Levorin 2018, encarando pilotos de alto nível do Brasil e de outros países”, afirmou Marcio Alexandre, pai e principal incentivador do jovem piloto. “Estamos confiantes de uma boa participação nesta competição internacional”, afirmou.

Para realizar a Maratona Caçari, os organizadores tiveram o apoio do Roraima Garden Shopping, Endocardio, Sport Center, Le Mans, Farmavita, Over Bike, PP Peças, Aro29, Paradise Bike Shop, Frutaria WL, Academia Bella Forma, Lojas Perin, Bombonzão e Destak Impressões.

CIMTB – A primeira etapa, e que abre a temporada da CIMTB Levorin, acontece no próximo final de semana, de 13 a 15, e vai contar com os principais atletas do MTB do Brasil e de vários países da America Latina. A prova é a mais democrática do mountain bike brasileiro e soma pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro e faz parte do Ciclo Olímpico Tóquio 2020.

A competição é disputada em três dias e em provas diferentes. Na sexta-feira, dia 13, a disputa será a partir das 13h (de Boa Vista) com a largada da prova de Contra Relógio (XCT).

No sábado, às 9h30 (de Boa Vista) será disputada a Short Track (XCC). Às 14h30 será a largada da Copa Sense Bike. Às 18h será dada a largada do Desafio Audax Cyclocross – CX e às 20h será a largada da Night Run.

No domingo a largada da CIMTB Levorin será às 8h.

Para representar o Estado, Toteles tem o apoio da Over Bike Specialized, Pastelaria Confiança, Madeireira Mendes Ross, Porto Tur e Farmavita .

PRÓXIMA – Na volta, o piloto roraimense se prepara para disputar o Campeonato Estadual de Bolívar, na Venezuela, dia 6 de maio, valendo por uma etapa do Campeonato Nacional Venezuelano.