Esporte

Top 15 do esporte roraimense em 2014

Relembre os 15 principais fatos que marcaram o ano, que trouxe muitos resultados positivos para o esporte roraimense

Depois de relembrar os principais fatos que marcaram o futebol e o futsal roraimense neste ano, a Folha encerra 2014 trazendo o resumo dos 15 fatos que entraram para a história do esporte local. A maioria dos tópicos a seguir se refere a feitos inéditos. Nos vemos em 2015!
1 – Enzo leva ouro inédito para Roraima no Pan Kids nos EUA. A Folha noticiou com exclusividade, em fevereiro, o feito histórico do pequeno jiu-jiteiro Enzo Botinelly, de nove anos. O atleta, que venceu um linfoma aos quatro anos, conquistou o sonhado ouro no Pan Kids, nos Estados Unidos. No desembarque em Boa Vista, ele e seus companheiros de delegação foram bastante saudados, e passearam pela cidade em cima de um carro do Corpo de Bombeiros. O então governador Anchieta Júnior chegou a receber os atletas na sede do Governo.
2 – Seleção roraimense Sub-15 de basquete campeã brasileira invicta. Também, de forma exclusiva, a Folha registrou aquela tarde do dia 7 de agosto, histórica para o basquete roraimense, uma das modalidades que menos recebe apoio no Estado. Mesmo sem local adequado para treinar, a equipe venceu na final o Mato Grosso, por 69 a 67, em Poços de Caldas-MG, e, de forma inédita e invicta, conquistou a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15, e vai disputar a Segunda em 2015.
3 – Handebol do Sesc ouro na Etapa Nacional dos Jogos Escolares. Também foi inédita e invicta a brilhante campanha do handebol do Sesc na Etapa Nacional dos Jogos Escolares, em Londrina-PR. A equipe roraimense venceu na final a escola Francisco de Sá-CE, por 17 a 9, e levou o ouro da Terceira Divisão da competição, e jogará a Segunda em 2015.
4 – Flávio Monteiro campeão da Copa Brasil de Natação. Maior nome da natação roraimense, o nadador Flávio Monteiro tornou-se o 1º atleta local a levar o título da categoria Sênior (20 a 24 anos) na Copa Brasil da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Em sua categoria, o atleta venceu duas etapas, e logo assumiu a liderança da competição. Na etapa de Salvador, no mês passado, Monteiro chegou em 2º, o suficiente para levantar o troféu.
5 – Boxe roraimense em alta. Neste ano, o boxe local foi presenteado com a vinda do pugilista paraense James Dean Pereira, único brasileiro a conquistar dois ouros consecutivos nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). Filiado à FBER (Federação de Boxe do Estado de Roraima), o atleta conquistou seu heptacampeonato brasileiro, o 1º título representando o Estado.
No mesmo Campeonato Brasileiro de Boxe, três roraimenses foram bronze: Thiago da Silva venceu três lutas; e Rauan Arruda e Guilherme Eugênio ganharam o 1º combate, mas perderam o 2º.
6 – Iane Lira em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. Um dos principais nomes do fisiculturismo local, a atleta Iane Lira honrou o nome do Estado, e ficou em 3º na categoria Welness, no Campeonato Brasileiro, em Ribeirão Preto-SP. Ao todo, 22 atletas do Brasil se inscreveram na categoria, e a roraimense foi finalista, depois de duas eliminatórias.
7 – Roraimense convocado pela CBHb. Depois de se machucar e estar prestes a ser cortado do elenco do Sesc na disputa da Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, o jogador Berg Júnior mandou bem na competição, e chamou a atenção dos observadores técnicos da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O atleta de 16 anos foi convocado para o Acampamento Nacional da modalidade, que será em fevereiro, em Blumenau-SC. Na oportunidade, ele passará por um período de melhoria técnica.
8 – 1º jogo de rugby feminino de Sevens e masculino de 15 em Roraima. O estádio Ribeirão recebeu no dia 15 de fevereiro, o 1º jogo de rugby feminino de Sevens (sete jogadoras). O amistoso foi entre o único time roraimense do Estado, Makuxi, e o Korubo-AM. O resultado foi favorável às roraimenses (22 a 12). No mesmo dia, foi realizado o 1º jogo de rugby masculino de 15 jogadores, entre Makuxi e Korubo. A estreia dos roraimenses foi desastrosa: 47 a 3 para os adversários.
9 – Flávio Monteiro vice-campeão de etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar. Em uma das principais provas de maratonas aquáticas do Brasil, o atleta chegou em 2º na categoria Sênior da prova Challenge, na 2ª etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar, nas águas da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Na classificação geral, ele terminou em 27º, na prova que reuniu mais de 750 atletas de todo o Brasil, entre eles, competidores com passagem pela seleção brasileira da modalidade e um medalhista olímpico.
10 – Virada espetacular em cima do São Raimundo. Representante roraimense na Série D do Brasileiro neste ano, o Mundão, no jogo em que definiria sua reabilitação no campeonato, em casa, no estádio Ribeirão, tudo indicava que a vitória por 3 a 1, com três gols de Rafael Barros, estava encaminhada. Mas o Atlético-AC conseguiu uma virada impressionante, e acabou vencendo os donos da casa, por 4 a 3. Era o 2º jogo entre as equipes na Série D. No 1º, em Rio Branco-AC, o São Raimundo também perdeu de virada: 2 a 1.
11 – Sindicato realiza inédita entrega de carteirinhas de treinador. Oito treinadores roraimenses foram contemplados com carteirinhas de treinador profissional, em evento realizado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de Roraima (Sintrefperr) em conjunto com a Federação Roraimense de Futebol (FRF).
O feito inédito coroa a valorização destes profissionais, que agora têm o mesmo valor de qualquer técnico brasileiro, inclusive aqueles que atuam nos grandes centros do futebol nacional. A carteirinha garante o direito de exigir o cumprimento da lei 8.650/93, que trata das relações de trabalho do treinador profissional.
12 – Criação da Federação Roraimense Indígenas dos Desportos. Os indígenas desportistas de Roraima, talvez nunca foram tão valorizados como hoje em dia. Ainda mais com a criação da Federação Roraimense Indígenas dos Desportos, presidida pelo professor de educação física, José Mario Sales Garcia, que já comandou todos os clubes de futebol do Estado. A entidade buscará promover o fomento do esporte entre os povos indígenas.
13 – Vivaz é pioneiro ao inaugurar 1ª loja oficial de um clube em Roraima. Como parte das ações de se tornar um dos maiores clubes de futsal da região Norte, o Esporte Clube Vivaz foi inovador e pioneiro no que diz respeito a material esportivo em Roraima. O clube inaugurou em março, sua loja oficial de artigos oficiais. É o 1º clube entre todas as modalidades no Estado a ter um empreendimento como este.
14 – Flávia Cantanhede foi destaque da delegação roraimense nos Jogos Universitários. Foi boa a atuação da nadadora roraimense Flávia Cantanhede nos Jogos Universitários deste ano. A atleta não medalhou, mas foi finalista em três provas, e conquistou o 4º melhor tempo nos 200 metros peito, 5º nos 100 metros peito, e 7º nos 200 metros costas.
15 – Ciclista aventureiro passa por Roraima. Em nome do meio ambiente, o mecânico carioca Cláudio Rodrigues já percorreu mais de 35 mil quilômetros, em um trajeto que cortou oito países da América. E, neste mês, ele esteve pela segunda vez em solo roraimense. À Folha, Rodrigues disse que pedalava rumo a Cancun, no México, seu grande sonho. Por onde passa, recebe o apoio de empresários e da população, para seguir com sua defesa aos recursos naturais.