Cultura

Tomar constantes remédios sem prescrição pode ser sintoma de ansiedade

O abuso de medicamentos pode influenciar no organismo e trazer diversos malefícios à saúde. Saiba quais

Tomar remédio sem conhecimento médico pode ser prejudicial à saúde porque estes têm reações adversas e contraindicações que devem ser respeitadas. De acordo com o médico psiquiatra Alberto Iglesias, tomar constantes remédios sem prescrição pode ser sintoma de ansiedade.

“Tomar remédios em compulsão é quase uma hipocondria, que é mania de doença, pode disfarçar os verdadeiros sintomas, no caso, uma ansiedade e nervosismo”, explica. Nesse caso, o abuso de medicamentos pode influenciar no organismo e trazer diversos malefícios para a saúde.

O médico explica que uma pessoa pode tomar um analgésico ou um antiinflamatório quando tem uma dor de cabeça ou tiver uma dor de garganta, mas estes medicamentos não devem ser consumidos por mais de três dias e persistência destes sintomas ou com o surgimento de outros sintomas é importante ir ao médico.

Segundo o médico, o uso de antibióticos por conta própria aumenta o risco de a pessoa tomar a dose errada ou por menos tempo do que deveria aumentando assim a resistência dos vírus e bactérias, e diminuindo a eficiência dos antibióticos. Isso pode acontecer quando a pessoa toma antibióticos em forma de cápsulas, comprimidos, injeções ou até mesmo pomadas antibióticas.

Outra preocupação é quando tomar muitos remédios em seguida, pode mascarar os verdadeiros sintomas. “Ao tomar analgésicos, antiinflamatórios ou antipiréticos por conta própria a pessoa pode disfarçar os sintomas que apresenta e por isso o médico pode ter mais dificuldade em encontrar o diagnóstico da doença. Além disso, os antiinflamatórios como Ibuprofeno podem causar gastrite, úlcera ou causar hemorragia digestiva que podem não estar diretamente relacionados à doença, sendo somente uma complicação do remédio usado”, ressalta o médico.

O uso de remédios sem receita médica pode levar à intoxicação do fígado, já que os medicamentos podem se acumular nesse órgão, e também prejudicar o funcionamento dos rins. “Como os rins são responsáveis pela filtração do sangue, quando este se encontra cheio de medicamentos fica mais difícil garantir a eliminação de toxinas. Apesar de o funcionamento renal ser mais prejudicado em pessoas que já sofrem com problemas renais, isso também pode acontecer em pessoas aparentemente saudáveis”, disse.

Alguns medicamentos de venda livre como o Paracetamol, que parecem ser inofensivos podem levar à hemorragia digestiva, especialmente em pessoas que tem um estômago mais sensível.

Geralmente isso acontece quando a pessoa ingere uma grande quantidade de paracetamol de uma só vez, mas também pode acontecer ao ingerir 500mg por dia ao longo dos meses e por isso é melhor evitar sua ingestão desnecessária.

“As aspirinas também aumentam o risco de hemorragias e por isso só devem ser consumidas após conselho médico, principalmente em época de epidemias como dengue, já que este é um medicamento proibido em caso de dengue ou suspeita de dengue”, relata.

Reações adversas

Certos medicamentos não devem ser tomados ao mesmo tempo e por isso, se a pessoa sofre de asma ou hipertensão e precisa tomar remédios diariamente, não é recomendado tomar nenhum outro medicamento sem conhecimento médico.

“Pessoas com asma não podem tomar nem mesmo Ibuprofeno, que pode ser comprado sem receita porque podem sofrer com uma crise de asma, por exemplo. Já os remédios para pressão só devem ser usados após a indicação do cardiologista porque quando usados de forma indevida podem causar desequilíbrio eletrolítico, dor de cabeça, tontura e queda da pressão”, explica o médico.

Além disso, a pessoa pode ter uma reação alérgica ao medicamento, o que leva ao surgimento de sintomas como dificuldade em respirar, bolinhas ou inchaço da pele, sendo mais comum após o uso de antibióticos, analgésicos ou antiinflamatórios.

Dependência

Analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos podem causar dependência e deixam a pessoa viciada. Além de, com o passar do tempo, ser necessário uma dose cada vez maior para atingir o mesmo objetivo eles podem causar sonolência, falta de coordenação motora, vertigens e problemas cardiovasculares e por isso só devem ser usados por indicação médica, devendo ser respeitada sua dosagem e tempo de tratamento.