Cotidiano

Teto de posto de saúde desaba e atendimento é suspenso

Há quase duas semanas, o prédio do Centro de Saúde Municipal Walter Gomes Portela, localizado na Vila Entre Rios, no município de Caroebe, na região sul do Estado, está interditado devido ao desabamento do forro da sala onde eram feitos atendimentos médicos.

O desabamento ocorreu em meio a uma forte chuva na madrugada do dia 28 de agosto. Mesmo com a unidade alagada e o forro no chão, alguns atendimentos de caráter mais urgente ainda foram realizados por parte da manhã. De tarde, foi decretado o fechamento da unidade pela prefeitura de Caroebe por tempo indeterminado.

Desde então, quem necessita de atendimento médico se dirige à Unidade Mista de Caroebe, há 35 quilômetros da Vila Entre Rios. Uma denunciante, que pediu para não ser identificada, relatou que a unidade de saúde apresentava graves problemas desde que começou a funcionar, em dezembro de 2015.

Segundo ela, todas as vezes que chovia era comum haver goteiras e o desligamento da rede elétrica instalada na unidade. “A instalação da rede elétrica nunca funcionou completamente. Era comum partes da instalação desligarem quando alguém tentava acender todas as luzes. De tanto que isso já aconteceu, hoje em dia apenas três lâmpadas continuam funcionando no prédio”, disse.

Além das luzes, também não era possível ligar mais de duas centrais de ar sem que houvesse sobrecarga elétrica e consequente apagão. No caso das tomadas, quando uma funcionava, todas as outras perdiam a sua carga elétrica.

OUTRO LADO – De acordo com o assessor de gabinete da Prefeitura de Caroebe, Juraci dos Santos, a obra nunca foi dada como entregue pela empresa responsável. Porém, no final da última gestão municipal, as obras pararam de ocorrer e os atendimentos foram iniciados.

“A unidade funcionava de forma ruim, mas pelo menos atendia a necessidade dos moradores locais. Deixamos os funcionários trabalhando no local e notificamos a empresa responsável pela obra diversas vezes. Chegamos até a receber alguns retornos afirmando que iriam resolver a situação. Porém, nada foi feito e ainda estamos no aguardo”, afirmou sem precisar quando a unidade de saúde voltará a funcionar. (P.B)