Cotidiano

Teste da vacina contra dengue em humanos será feito em RR

Depois de ser testada em animais com sucesso, agora chegou a fase de testes da vacina com humanos, que serão feitos em Boa Vista

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciará, na próxima quinta-feira, 30, os testes de vacinação em voluntários contra os quatro tipos do vírus da dengue. A instituição foi um dos 14 centros escolhidos pelo Governo Federal para realizar a pesquisa, liderada pelo Instituto Butantan. As pessoas interessadas em participar devem ter entre 12 e 60 anos incompletos e residir próximo ao bairro Buritis, na zona Oeste.

O coordenador da pesquisa em Roraima, professor doutor Allex Jardim, esclareceu que os testes nas fases anteriores demonstraram resultados positivos. Esta terceira fase é necessária para que a vacina seja liberada para produção.  “Essa vacina já foi avaliada em estudos pré-clínicos em animais, nas fases I e II, demonstrando muita segurança e eficácia. E agora, para poder liberar para o público a última fase, a terceira, no qual fomos escolhidos, o que nos encheu de honra e entusiasmo”, disse.

Nessa terceira fase do estudo, 1.360 pessoas deverão ser vacinadas em Boa Vista, entretanto, devem-se observar alguns critérios como a idade e o bairro do participante, que deverá estar acima dos 12 anos de idade. A vacinação será realizada no posto de Saúde do bairro Buritis, localizado na Rua Raimundo Filgueiras, Nº 661.

“Vamos sortear algumas casas, e só poderemos incluir pessoas que morem próximo à unidade de saúde do Buritis, em quatro bairros, Asa Branca, Liberdade, Buritis e Pricumã. Após esse sorteio interno, ofereceremos a essas pessoas a participação, entretanto, se os moradores desses bairros nos visitarem e solicitarem a participação – nos procurando pessoalmente ou ligando para o telefone 3623-6593 -, podemos também incluí-los.

Nesse início, somente pessoas acima de 12 anos poderão receber a dose e mulheres grávidas não poderão ser vacinadas”, frisou Allex.

O estudo foi idealizado pelo Instituto Butantan, em São Paulo, com o apoio do NIH (National Institutes of Health) dos Estados Unidos, além disso é uma pesquisa financiada pelo Governo Federal para o Sistema Único de Saúde, e a sua aplicação será de forma gratuita em todo o Brasil. E mesmo quem já se vacinou deve receber esta vacina. 17 mil voluntários devem ser vacinados em todo o Brasil nesta última fase de desenvolvimento da vacina. Em Roraima, além da UFRR, a pesquisa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

“Esse é o alvo da pesquisa, se transformar em um bem para a sociedade, um benefício direto para a população. E essa vacina tem o potencial de salvar milhares de vidas, inclusive de crianças,” concluiu o professor Allex Jardim. (R.M)