Cotidiano

Terra indígena receberá energia eólica

Projeto Cruviana para implantação de energia gerada pelo vento está em andamento e recebeu posição favorável dos índios

O Projeto Cruviana, uma parceria entre o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), poderá finalmente sair do papel. A informação é do senador Telmário Mota (PDT). O projeto avalia continuamente o potencial para geração de energia eólica na região Nordeste de Roraima, onde está a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com o parlamentar federal, este será o primeiro na região Norte e em comunidades indígenas que trata de energia eólica. “É um projeto fantástico e que vai abrir oportunidade para a geração de energia eólica no Estado”, afirmou, complementando que deverá ser implementado na sede do Município de Uiramutã e na comunidade Pedra Branca, áreas em que as correntes de vento são maiores no Estado.

Telmário Mota teve uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esta semana. “Levei o projeto, que o Ministério da Justiça já conhecia, mas que estava parado. O ministro abraçou a ideia com muito entusiasmo e determinou que seja dado andamento a ele”, frisou.

Para a execução do projeto Cruviana deverão ser investidos cerca de R$ 3 milhões. Caso a Companhia Energética de Roraima (Cerr) não tenha condições de ser parceira na implantação, a Eletrobras Roraima poderá assumir esse papel, segundo o senador.

O projeto já tem autorização dos líderes indígenas daquela região para que seja executado. “O ISA tem toda a autorização quanto à questão indígena. Então, não terá nenhum problema ambiental nem resistência da população indígena. Essa é uma oportunidade para geração de energia alternativa, limpa e com menor impacto ambiental”, afirmou o parlamentar.