Cotidiano

Teresa teme perder o controle administrativo de Boa Vista

Em solenidade comemorativa ao aniversário de Boa Vista, a prefeita Teresa Surita cobrou o Governo Federal e defendeu a prorrogação da medida provisória nº 823

A questão migratória marcou até a solenidade de aniversário dos 128 anos de Boa Vista ocorrida ontem, 9, no Teatro Municipal. Durante a cerimônia, a prefeita Teresa Surita (MDB) afirmou que a cidade tem muito a comemorar, mas teme perder o controle administrativo caso o fluxo venezuelano permaneça o mesmo até dezembro.

A apreensão de Teresa é relacionada aos dados levantados pela Prefeitura, no censo de imigrantes realizado em junho. O resultado prevê a vinda de 10 mil a 60 mil venezuelanos até o final do ano para Boa Vista. Para a prefeita, a situação traria ‘caos social’ à cidade. “Nós estamos no nosso limite em todos os sentidos. Na questão da escola, da educação, da saúde. A gente consegue dar atendimento em função da organização da Prefeitura e da medida provisória nº 823, que destinou recursos para o acolhimento de imigrantes”, afirmou Teresa. “Agora, se isso parar, é anunciar o caos social que Boa Vista vai viver”, completou.

Teresa ressaltou que o atendimento aos refugiados não é uma função somente do município, mas de todo o país já que quem emite os acordos internacionais, controla a fronteira e trata da obrigatoriedade da vacinação é o Governo Federal. “Nós temos dados oficiais falando que cerca de 400 pessoas entram por dia em Roraima. Maioria fica em Boa Vista. Se somar até o final do ano, não tem mais controle da situação”, frisou.

MEDIDA PROVISÓRIA – O vencimento da medida provisória nº 823 na segunda-feira, 9, foi alvo de críticas por parte da prefeita Teresa Surita. Na ocasião, a gestora municipal declarou que a norma não pode deixar de ser renovada e que o Município trabalhará para viabilizar a manutenção dos recursos.

“Vamos continuar a buscar o Governo Federal, os ministros, para mostrar essa realidade. Pedir ajuda à Força-Tarefa para levar isso à Casa Civil e acreditar que não vai acontecer essa falta de compromisso com uma cidade como a nossa, onde estamos enfrentando um problema que o país nunca enfrentou”, acrescentou.

Infraestrutura e organização são pontos altos de Boa Vista, elege prefeita

Ainda durante a entrevista, a prefeita ressaltou que Boa Vista tem pontos a comemorar nos seus 128 anos de criação, entre eles, a população acolhedora, a organização das praças, a arquitetura e o planejamento da cidade.

“Para a gente que vive aqui, se vê uma cidade com uma infraestrutura melhor, que está enfrentando um inverno rigoroso e com uma condição boa no que diz respeito ao nosso maior problema, que é drenagem. Com obras para acontecer, que estão acontecendo e vão continuar a reforçar essa infraestrutura”, afirmou. (P.C.)