Política

Telmário pede audiência interativa para discutir situação de imigrantes

A situação dos milhares de imigrantes venezuelanos no Estado de Roraima será o tema de audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove na próxima terça-feira, 27, a partir das 9h30. Quem pediu a realização da audiência pública interativa foi o senador Telmário Mota (PTB-RR). Ele informa na justificação de seu requerimento que Boa Vista tem passado por crescimento populacional vertiginoso devido aos mais de 30 mil venezuelanos que chegaram à região.

“Esse rápido incremento populacional gera o desafio de saber como a cidade poderá absorver esse contingente de forma digna, enfrentando, para tanto, questões como a carência de abrigos, de vagas em escolas, em postos de saúde e em hospitais; de postos de trabalho, entre outras”, afirmou Telmário.

A audiência é interativa e qualquer pessoa pode participar com perguntas, críticas ou sugestões por meio do portal do programa e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 612211).

Participará do debate o embaixador Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa, chefe do departamento da América do Sul Setentrional e Ocidental do Ministério das Relações Exteriores.

Também foram convidados representantes do Governo de Roraima, dos Municípios de Pacaraima e Boa Vista, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer), da embaixada da Venezuela no Brasil, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, da Cruz Vermelha e do Ministério do Trabalho.

Alguns cidadãos já registraram suas opiniões. De São Paulo, um deles afirma que “os venezuelanos são seres humanos e merecem ser tratados como tal, porém essa atenção dada aos que entram no Brasil não deve trazer prejuízos para os cidadãos locais que também precisam de atenção nas áreas de saúde, segurança e educação”. Já de Goiás, outro internauta disse que o tema da discussão é importante, pois os venezuelanos passam por grandes problemas econômicos.