Política

Telmário entra com representação contra Jucá no Conselho de Ética

Romero Jucá deixou o Ministério do Planejamento e reassumiu o cargo de senador depois da repercussão do áudio de sua conversa

O senador Telmário Mota (PDT-RR) entrou, na tarde de ontem, com representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por quebra de decoro parlamentar. No documento, o presidente do PDT, Carlos Lupi, assina a representação como representante do partido e Telmário, como apoiador.

A representação vai tramitar como Petição ao Conselho de Ética 6/2016, e tem como fundamento as notícias publicadas na imprensa em que Romero Jucá apareceria em uma suposta tentativa de obstrução à Operação Lava Jato. O trâmite do novo documento é igual ao anterior: se julgada procedente a representação, é aberto um processo contra o senador no conselho. Se julgada procedente a denúncia, os denunciantes querem que o processo seja encaminhado à Mesa do Senado para que dê curso a processo semelhante ao sofrido por Delcídio do Amaral, que perdeu o mandato. Presidente do Conselho de Ética, o senador João Alberto (PMDB-MA) tem cinco dias para decidir se dará curso ou não a essa representação.

Telmário Mota afirmou que espera que o processo siga seu curso normal sem corporativismo. “Eu acredito nos senadores que estão aqui e merecem meu respeito. Eles não vão, sem dúvida, deixar de analisar um assunto desse, que mexe com o Brasil e com a população”.

Para o parlamentar, é preciso fazer uma análise rápida desse processo da mesma forma que foram analisados os processos dos outros senadores cassados. “Tenho certeza que haverá celeridade”, reforçou.