Cotidiano

Taxa de desmatamento em Roraima caiu 33% ano passado

Os dados foram divulgados na 20ª Reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia, nesta sexta-feira, 29

O presidente da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) Rogério Martins, participou da 20ª Reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia, juntamente com representantes de todos os estados da Amazônia Legal, em Brasília, nesta sexta-feira, 30.

Durante o evento, os estados apresentaram os relatórios anuais de atividades das taxas de desmatamento e resultados das Ações de Prevenção e Controle do Desmatamento de cada estado. Segundo Martins, Roraima registrou um decréscimo de 33% na taxa de desmatamento em 2015, um dado importante na luta contra desflorestamento.

Rogério explicou que no encontro são definidas as diretrizes das ações e os recursos que podem ser investidos nos projetos contra o desflorestamento. Segundo ele, cabe ao Comitê Orientador o papel de zelar pela fidelidade das iniciativas apoiadas pelo Fundo Amazônia, determinar diretrizes de aplicação dos recursos em conformidade com as metas, compromissos e políticas do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e das diretrizes estratégicas do Plano Amazônia Sustentável.

Desta vez, foi anunciado aos participantes que o Fundo Amazônia conta atualmente com recursos na ordem de 600 milhões de dólares para investir na execução destes projetos. Para ter acesso mais facilitado ao Fundo e fortalecer a fiscalização na Amazônia Legal, o presidente informou que, após a reunião principal, os representantes dos estados reuniram-se com a Ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira para buscar entendimento e diretrizes de como ter acesso ao recurso.

Com informações do Governo do Estado.