Política

TSE nega recurso e mantém prefeito de Iracema no cargo

Ex-prefeito delegado Francisco Araújo informou que não vai mais recorrer e deu a questão por encerrada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ontem recurso impetrado pelo delegado Francisco Araújo (PEN) contra a decisão que o retirou do cargo de prefeito de Iracema. “Não vou recorrer da decisão, para o bem do município, para que não fique uma instabilidade política, o que é ruim para o gestor que está lá hoje, bem como para a população. De sorte que dou por encerrado esse assunto e desejo ao Jairo que Deus lhe dê sabedoria para conduzir o destino de Iracema, tirando-o da situação caótica que se encontra, fruto de gestões desastrosas que por lá passaram antes de nós”, disse.

O ex-prefeito agradeceu ao povo de Iracema os votos que recebeu. “Fica a minha eterna gratidão e saibam que podem contar sempre comigo. Desde já me coloco também à disposição para ajudar o novo gestor, como sempre me dispus no que for possível para ajudar o município, onde tenho amigos e todo um carinho especial”, disse. Jairo Ribeiro não se manifestou sobre a decisão.

O CASO – Jairo Ribeiro teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e só pôde concorrer mediante um recurso especial junto ao TSE. Sua candidatura foi indeferida sob acusação de ter praticado irregularidades em processo licitatório junto à Prefeitura Municipal de Caracaraí, enquanto exercia o cargo de presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e pregoeiro.

Na eleição de outubro, Jairo obteve 2.247 votos, uma diferença de 302 votos a mais que o segundo colocado, Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (PEN), o Delegado Francisco, que ficou com 1.945 votos. Mas, com a decisão, o delegado ficou com 100% dos votos válidos e foi diplomado como prefeito eleito. Jairo teve os votos computados, mas não foram considerados na totalização.

Após Jairo Ribeiro recorrer, o ministro relator do TSE, Napoleão Nunes Maia, deferiu o registro de candidatura de Jairo e determinou que ele assumisse, de forma imediata, a Prefeitura do Município de Iracema.