Política

TRE-RR declara inelegibilidade de ex-governador Anchieta por 8 anos

Quando era candidato ao Senado, Anchieta Júnior foi acusado de usar veículo de comunicação para favorecer sua candidatura

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) declarou inelegíveis, por oito anos, o ex-governador e presidente do PSDB em Roraima, José de Anchieta Júnior, e os ex-servidores públicos Katiana Queiroz de Magalhães e Luís Seminário Zapata. A decisão foi tomada em sessão ordinária realizada ontem, quando foi julgada a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1318-82.2014, movida pelo Ministério Público Eleitoral.  Ainda cabe recurso da decisão.

A denúncia que motivou a ação fala sobre utilização indevida de veículo de comunicação social em favorecimento da candidatura de José de Anchieta ao cargo de senador, durante as eleições de 2014.  A ação foi julgada improcedente em relação aos investigados Alexandre Salomão de Oliveira, Arnóbio Albuquerque da Silva e Pedro de Alcântara Duque Cavalcanti.

OUTRO LADO – O ex-governador Anchieta Júnior informou que ainda não tomou conhecimento oficial acerca da decisão. “Respeito a decisão, mas ainda há um longo caminho a percorrer para uma decisão definitiva”, disse.

Segundo ele, ainda é possível recorrer da decisão junto ao próprio Tribunal Regional Eleitoral e, após isso, se for o caso, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Confio em minha defesa e vou aguardar o decorrer do processo com tranquilidade”, frisou.