Polícia

Suspeitos de integrar quadrilha são presos no Jardim Primavera

De acordo com a Dicap, todos são pertencentes a uma organização criminosa que atua dentro e fora de presídios do Estado

Cinco pessoas suspeitas de integrar organização criminosa foram presas no final da tarde de ontem, 3, no bairro Jardim Primavera, zona Oeste da capital.  A ação contou com atuação de agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), policiais civis do 5º Distrito Policial (5º DP), Departamento de Informações (DI) e homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM).

Conforme a Dicap, foram presos na ação S.G.V.C, M.N.M, J.A.A, J.B.U e J.A.P.A. Horas antes da ação, as equipes policiais receberam informações de criminosos faccionados que estavam em uma residência pertencente a A.F.C, criminoso conhecido como “Matemático”, preso há dois dias por trafico e porte ilegal de Arma de fogo e tráfico no bairro Asa Branca, também na zona Oeste.

Segundo a Dicap, o local já estava sendo usando pelos criminosos como um QG do crime organizado. Após a prisão de “Matemático”, outros criminosos teriam assumido a responsabilidade pela residência que servia de apoio para foragidos, bem como para promover a venda de entorpecente na região.

Outro fato levado em consideração nas investigações foi o de que grupo teria executado na noite anterior um indivíduo conhecido como “Xicó”. Ele teria sido morto após apontar a localização onde “Matemático” estava atuando. Apesar disso, as equipes não conseguiram encontrar provas que ligassem ambos os fatos.

Durante a ação, segundo a Dicap, os criminosos estavam reunidos no quintal da residência. De imediato os policiais encontraram duas porções de substância aparentando ser pasta base de cocaína. Um dos envolvidos, M.N.M, tentou escapar, mas acabou sendo pego por populares, sofrendo algumas escoriações no rosto e em algumas partes do corpo.

Com outro indivíduo, J.A.P.A, os policiais encontraram uma balança de precisão e uma quantia de R$ 120,00 em cédulas. Ao todo, foram recolhidos do local cerca de 500 gramas de drogas e R$ 1.768,00, além de objetos como celulares, TV e uma motocicleta que era usada para fazer serviço de disk-drogas.

Mediante ao flagrante, todos os envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes do 5º DP, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas. A delegada responsável pelo atendimento da ocorrência, Suebia Cardoso, determinou ainda a realização de uma perícia para comprovar se a residência foi o local usado para a prática do homicídio de “Xicó”.

DENÚNCIA – A Dicap ressaltou ainda que a população pode ajudar nos trabalhos dos policiais, denunciando a presença de criminosos pelos telefones 197, 181, 190, 08002780130 e pelo Whatsapp 991399529. A identidade será mantida no mais absoluto sigilo.