Polícia

Suspeito de roubo morre após linchamento de populares

Os populares só pararam com as agressões após um policial militar que estava a paisana conter os agressores

Dois suspeitos de realizar o furto de uma bicicleta no bairro Operário, zona Oeste de Boa Vista, foram agredidos por populares até ficarem desacordados. Um dos suspeitos morreu na madrugada desta sexta-feira, 9, no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Os populares só pararam com as agressões após um policial militar que estava a paisana visualizar o acontecimento e conter os agressores até a chegada de uma viatura, que já tinha sido acionada por meio do 190.

Após a chegada da viatura, os dois suspeitos foram encaminhados para o HGR, onde um deu entrada com múltiplas lesões na cabeça, foi entubado, teve uma parada cardiovascular e acabou indo a óbito.

Carlos Eduardo seria o nome suposto da vítima que não portava nenhum documento no momento da abordagem. O corpo está no Instituto Médico Legal(IML) e aguarda comparecimento dos familiares.

Quanto ao outro suspeito, identificado como Marrone Macedo, foi dada entrada com uma fratura na face e uma batida cabeça. Ele está internado em estado grave.

Alerta de Linchamento

A PM alertou que casos de linchamento contra suspeitos de crimes constituem crime, como destaca o artigo 345 do Código Penal Brasileiro.

“Situações do tipo, com o suspeito detido, a população deve alertar a Polícia, imediatamente, para que as medidas da lei atinjam diretamente o meliante, devendo ele ser conduzido à delegacia. Já que julgar e aplicar penas são deveres do Estado e não do cidadão de forma isolada. Fazer justiça com as próprias mãos não é permitido”, destacou.

A Polícia advertiu que a pena de detenção é de 15 dias a um mês ou multa, além da pena correspondente à violência. “Alertamos que esse tipo de conduta não é legal e a Corporação não compartilha com tais atitudes”.

Olho por olho? Apoio a linchamento pode ser crime; entenda

A forma como pensam os adeptos da teoria do “bandido bom, é bandido morto” fica evidente em casos de linchamento com ampla repercussão.

Ao usar a seção de “comentários”– seja de portais de notícias ou de redes sociais – para exaltar a justiça com as próprias mãos, o internauta não sabe que, muitas vezes, pode estar cometendo um crime.

O Código Penal afirma, em seus artigos 286 e 287, que incitação e apologia ao crime também são atos criminosos e devem ser punidos com prisão (de três a seis meses) ou multa. No caso dos comentários na internet, o advogado criminalista Leonardo Pantaleão afirma que, a depender da forma e do conteúdo da mensagem, é possível tratar a questão como apologia ou incitação ao crime.