Cotidiano

Surgimento de espuma é comum em período chuvoso

A recomendação é que a população evite o consumo da água do rio neste período, por conta do aumento das bactérias

O aparecimento de uma espuma de cor amarelada na correnteza do Rio Branco tem trazido preocupação à população do Estado. O receio é que o fenômeno seja advindo da poluição e cause prejuízos aos banhistas e pescadores. No entanto, segundo especialistas da área ambiental, a população não tem muito com o que se preocupar, pois o fenômeno de espuma de tom amarelado no Rio Branco é comum na época de chuvas no Estado.

A professora de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Dra. Núbia Abrantes, explicou que o fenômeno acontece há muitos anos no Estado. Conforme a professora, a espuma aparece todos os anos no início das chuvas porque ocorre a entrada de matéria orgânica na água, também chamada de serapilheira.

A serapilheira, conforme Núbia, é justamente toda a camada de material orgânico ou em decomposição presente na superfície do solo e de florestas, sendo formada por folhas, galhos, flores, frutos, sementes e até fezes de animais. “Durante o período seco, as folhas e troncos de árvores caem, começam a entrar em decomposição. Vários organismos, como os insetos, que têm ciclo curto de vida também morrem. Alguns animais, dejetos de animais, frutos podres. Todo esse material acaba entrando no rio quando a água sobe e essa parte toda é levada para dentro da água”, explicou.

A professora frisou que o composto orgânico não é tóxico e não causa problemas para pescadores e banhistas, já que é um processo natural, que será encontrado com mais frequência nas nascentes dos rios e igarapés de Roraima. “Nos meses de junho e julho, que são os meses mais chuvosos em Boa Vista, a gente vê esse acúmulo e um aumento dessa espuma”, afirmou.

Apesar de não ser tóxico, Núbia recomenda que a população evite o consumo desta água por conta do aumento da quantidade de bactérias no período chuvoso, principalmente nos primeiros meses. A população também deve evitar as formações de espuma nas nascentes dos igarapés e nas saídas dos canais que estão nas cidades. “Se tem uma indústria que libere dejetos ou qualquer saída de esgoto dentro da água, que seja clandestina ou não, tem que dar uma distância muito grande para poder tomar muito banho”, disse

O professor da área de Gestão Ambiental da UFRR, Dr. Vladimir Souza, completou que esse tipo de ocorrência é muito comum depois de um período de estiagem seguido de chuva intensa. “A água da chuva, misturada com a lama e areia espalha essa espuma no leito de todo o rio”, informou. “O contato da água com solo cria essa espuma, mas esse efeito é perfeitamente normal”, complementou.

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) confirmou que o surgimento de espuma é devido ao aumento do volume de água, em decorrência das chuvas, e que o fenômeno é considerado normal e não afeta a qualidade da água. A Caerr disse ainda que monitora diariamente o nível do Rio Branco e suas características para averiguar qualquer tipo de condição suspeita. (P.C.)