Política

Suely rebate críticas feitas por Teresa

A governadora Suely Campos (PP) publicou em rede social, dia 12, um texto rebatendo críticas feitas pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), em comentário à postagem de um internauta. A chefe do Executivo estadual lamenta a atitude da prefeita, que segundo ela faz discurso “meramente politiqueiro, sem compromisso com as pessoas”. 

Ao internauta a prefeita responde dizendo que os servidores estaduais estavam com os salários atrasados devido a “incompetência do atual governo”. Em relação a outro questionamento, atribui os problemas financeiros do governo estadual a má gestão de Suely e do antecessor, José de Anchieta (PSDB).

Ao se defender, também em rede social, Suely Campos alega que em nenhum momento propôs deixar de repassar o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Município, mas adiá-lo por 48 horas, para priorizar o pagamento dos servidores.

“Ela sabe que o Município de Boa Vista está em situação privilegiada momentaneamente pelos esquemas lá em Brasília do seu principal aliado e guru político”, disse Suely na publicação.

A governadora argumenta que na gestão passada, na qual foi vice-prefeita, a Prefeitura teve redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e assim que Teresa assumiu, milagrosamente o FPM aumentou devido a decisões da Justiça em Brasília. “Ninguém precisa falar como seu guru político age e está conhecido nacionalmente como o cara do acordo com tudo e com todos”, complementou.

Quanto as críticas à atual situação financeira do Estado, de que a culpa recai sobre a atual gestão e a anterior, Suely lembrou que a chefe do Executivo municipal era aliada de Anchieta, que segundo ela ajudou a endividar o Estado.

“Estamos pagando hoje empréstimo que o Estado pegou e utilizou para asfaltar ruas de Boa Vista como medida eleitoreira para beneficiar Teresa. Esse dinheiro faz falta para pagar os servidores, para investir mais na saúde, na educação e na segurança”, lamentou.

“A prefeita perdeu a oportunidade de mostrar que valoriza de verdade Roraima e sua gente. De atuar com base no princípio da cooperação entre os poderes. Preferiu agir com mesquinharia política, olhando apenas os seus interesses. Minha missão no governo nunca foi fácil. Assumi um estado abandonado e endividado. Sofro perseguição contínua e impiedosa de toda espécie. Mas vamos vencer essa crise. Vou continuar dialogando e trabalhando com firmeza, fazendo o que for preciso pelo bem do povo de Roraima”, disse Suely na publicação.

Entenda o caso

O confronto entre as duas executivas iniciou depois de uma Nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima (Secom).

O texto fala de reunião entre a governadora Suely Campos, a prefeita Teresa Surita, o presidente da Assembleia Legislativa, JalserRenier e o presidente do Tribunal de Contas, Manoel Dantas.

No encontro, a governadora teria pedido aos dois poderes o adiamento no repasse do duodécimo para que ela pudesse pagar a folha dos servidores estaduais, em atraso.

De Teresa Surita, solicitara o adiamento, por 48 horas, do repasse de percentual do ICMS do município. A nota afirma que tanto a ALE-RR, quanto o TCE, aceitaram a proposta e que a prefeita Teresa Surita recusou entrar em acordo.

O assunto repercutiu nas redes sociais e internautas questionaram a prefeita Teresa Surita quanto a afirmação do Governo do Estado. Em resposta, disse estar indignada e afirmou que “tentaram colocar a responsabilidade ao município e vender a imagem de que seria a ‘malvada’, quando não somos responsável (sic) pela incompetência de um governo de desmando. Sinto muito ver a situação dos servidores estaduais, mas não é responsabilidade do município resolver este problema”.