Cotidiano

Somente radares nos semáforos estão multando, mas total de infrações caiu

Radares que fiscalizam excesso de velocidade ainda estão na fase final de testes, mas comportamento dos condutores está mudando

Dados da Prefeitura de Boa Vista apontam que, desde a implantação dos radares, há cerca de cinco meses, o número de notificações relacionadas ao avanço de avanços de sinal e excesso de velocidade diminuiu na Capital. Somente no primeiro mês de instalação, em julho deste ano, a Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) havia contabilizado mais de 400 notificações. Atualmente, o número caiu para 40, nos pontos onde os equipamentos já estão funcionando.

“A fiscalização eletrônica está sendo intensificada na Capital, por meio de radares fixos, que vão monitorar o tráfego e identificar possíveis infratores. Os radares de avanço de sinal já estão funcionando e os radares de velocidade estão em fase final de teste”, destacou a Prefeitura, por meio de nota.

As notificações envolvendo alguns desses radares de avanço e os móveis já estão sendo processadas. Os nomes dos condutores são publicados no Diário Oficial do Município e as notificações também enviadas até a residência do condutor infrator pelos Correios. “As infrações são enviadas para um banco de dados para serem processadas e o condutor devidamente notificado em até 30 dias após data da infração. A notificação será enviada no endereço do proprietário”, frisou.

A universitária Raquel Braga, 22 anos, aprova a implantação dos radares, pois os condutores de veículos passaram a ter mais cautela na hora de dirigir. “Creio que foi a decisão mais correta feita pela Prefeitura, uma vez que estava havendo muitos acidentes na nossa cidade. Infelizmente, alguns condutores não têm a consciência que não estão dirigindo só para eles, mas também precisam pensar na segurança dos outros”, comentou.

PROJETO – A instalação de radares eletrônicos educativos e de fiscalização faz parte do projeto “Vida no Trânsito”, lançado pela Prefeitura em agosto deste ano, tendo como finalidade garantir maior segurança no trânsito, visando à diminuição dos índices alarmantes de acidentes.

Segundo a SMST, o investimento relacionado à manutenção dos radares vai custar aos cofres do município cerca de R$ 100 mil mensais. Os equipamentos de fiscalização de velocidade foram instalados nas avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes (em frente ao Parque Anauá); trecho oeste da Ville Roy (próximo à Igreja da Consolata); Mário Homem de Melo (próximo à Codesaima); Ataíde Teive (próximo à Roraisat); Glaycon de Paiva (próximo ao Teatro Municipal); e trecho leste da Ville Roy (próximo à Praça do Mirandinha).

Já os radares que detectam avanços de sinal foram instalados nas avenidas Ville Roy (cruzamento com Santos Dumont), Mário Homem de Melo (cruzamento com Venezuela), Ataíde Teive (cruzamento com Venezuela), Major Williams (cruzamento com Ene Garcez), Izídio Galdino (cruzamento com Nazaré Filgueiras) e Praça do Centro Cívico. (M.L)