Cotidiano

Só 36% dos contribuintes entregaram declaração até agora

O prazo termina no fim deste mês e quem não entregar vai ter que pagar multa

Faltando menos de um mês para concluir o prazo, até o momento 22 mil pessoas entregaram a declaração de imposto de renda, em Roraima, de acordo com dados da Receita Federal.

Segundo o delegado da Receita Federal, Omar Rubim, a previsão é que cerca de 60 mil pessoas devem realizar a declaração do imposto de renda até o dia 30 de Abril. 

Porém, desde que o prazo foi iniciado, em março, apenas 36% desse percentual entregou a declaração. Devem realizar a declaração do imposto de renda os contribuintes que receberam R$ 28.559,70 no ano de 2017. O prazo termina no 30 de abril.

O contribuinte que for realizar o processo precisa portar documentos com informações sobre dependentes, informes de rendimentos de salários e rendimentos bancários. Além disso, ele também deve detalhar o número de registros, CNPJ de empresas e instituições financeiras e a área de localização de seus bens.

Caso haja dúvidas quanto ao sistema de declaração de imposto de renda, o delegado Omar informou que é possível tirar dúvidas pela internet através do link “Perguntão”, disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

“O ‘Perguntão’ é cheio de respostas para perguntas mais frequentes que muitos possuem. Por causa dessa forma de tirar dúvidas online, o número de pessoas confusas que vêm aqui na sede diminuiu significativamente”, relatou o delegado.