Cotidiano

Sistemas de Jatapu já estão em funcionamento

Essa é a primeira vez em 23 anos que a usina vai trabalhar na capacidade máxima e alimentar três municípios do Sul

Em fase de testes desde dezembro, os sistemas de supervisão e controle em operação da usina hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe, já estão em funcionamento, junto com as quatro turbinas geradoras que totalizam 10 megawatts. Essa é a primeira vez em 23 anos que o complexo energético está funcionando em sua totalidade. A unidade será inaugurada pelo governo em breve.

Jatapu atende à necessidade energética dos três municípios localizados ao Sul: Caroebe, São Luiz e São João da Baliza e garante mais segurança. O sistema Jatapu será interligado ao linhão de Guri, na Venezuela, que fornece energia para Roraima.

Quando assumiu o governo, em 2015, Suely Campos encontrou as obras de Jatapu paralisadas e com pagamentos em atraso. Após a regularização do contrato, com recursos estaduais, a revitalização para complementação da hidrelétrica pôde ser retomada. “Isso vai garantir a geração de energia de qualidade para os moradores dos municípios de Caroebe, São Luiz e São João da Baliza”, disse a governadora.

A obra foi retomada em maio de 2017 contemplando a revitalização de duas unidades geradoras antigas, que complementam duas outras turbinas novas. A primeira etapa ficou pronta em outubro, com geração de 5 megawatts.

Uma subestação elevadora de 69 quilovolts, na área externa da usina, também foi reequipada, contribuindo para a geração energética na região. Na subestação foi realizada ampliação e instalação de novos equipamentos e já se encontra em pleno funcionamento.

JATAPU – A Hidrelétrica de Jatapu foi construída entre os anos de 1991 e 1994, no mandato do governador Ottomar de Sousa Pinto, e inaugurada oficialmente em 1994, ano que começou a operar.

Situada no município de Caroebe, a 55 quilômetros da sede municipal, a área da usina tem como principal curso d’água o Rio Jatapu e ocupa uma área de mais de 7,4 mil hectares. A hidrelétrica foi construída com recursos próprio do Estado após a aprovação do projeto de impacto ambiental.